IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Cresce o interesse dos jovens pelas franquias

Por Filomena Garcia

26/11/2013 06h00

Durante muito tempo, a ação de empreender era exercida principalmente por pessoas acima dos 40 anos, que já possuíam alguma experiência profissional e que buscavam um “plano B” para garantir o futuro e a estabilidade financeira.

Porém, recentemente começamos a notar que os empreendedores estão cada vez mais jovens.

Nosso trabalho na Frachise Store, a maior loja de franquias do país, nos permite constatar que os jovens de até 30 anos, da chamada geração Y nascidos a partir dos anos 80,  já representam um pouco menos da metade dos candidatos interessados em abrir uma franquia.

É uma mudança bastante interessante e mostra que o mercado de franquias oferece opções de empreendimento para diversos públicos.

O aumento do interesse dos jovens por empreender pode ser explicado pelo perfil dessa geração.

A geração Y demonstra ser mais impaciente em relação a resultados e busca estar no topo das decisões muito rápido, o que faz esses jovens fugirem do plano de carreira nos moldes tradicionais e empreender mais cedo.

O dinamismo do jovem à frente de um negócio pode ser o diferencial para o sucesso do empreendimento, mas é preciso prestar atenção. Por maior que seja a veia empreendedora do jovem investidor e sua formação seja na área de administração ou gestão, só isso não basta.

Devido à falta de prática e vivência no mundo dos negócios, é raro nesse idade que ele já tenha tido a chance de passar por acertos e erros, e ter superado dificuldades na sua vida corporativa.

Essa falta de experiência pode fazer com que ele desista do empreendimento ao se deparar com a primeira dificuldade.

Uma forma de minimizar esse risco, para você que é jovem empreendedor e pretende ter vida longa como empresário, é se associar a pessoas com mais vivência no mundo dos negócios.

Sócios de perfis complementares aumentam as chances de uma gestão mais eficaz e de sucesso.

Além disso, é importante buscar franquias que tenham modelos de negócio testados e aprovados, um histórico de sucesso e uma operação adequada ao seu perfil. Você precisa de mais apoio gerencial?

Tem dificuldades em liderar a equipe? Preciso de auxílio para administrar as finanças da empresa? Pondere tudo isso e procure uma empresa franqueadora que lhe dê exatamente o tipo de suporte de que você necessita.

Outro ponto importante é escolher uma área de atuação com a qual o jovem tenha afinidade.

Mesmo que o empreendedor esteja focado em obter bons resultados financeiros rapidamente, será importante para sua realização pessoal que ele trabalhe em uma área com a qual tenha afinidade e use toda energia que um jovem costuma ter para ser muito bem sucedido na sua empreitada.