IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Três erros que acabam com a sua carreira

Roberto Shinyashiki

27/05/2016 06h00

Todos nós temos noites de insônia, dias de angústia e perdemos momentos com a família por causa do trabalho. Trabalhamos muito. Mas se temos muito trabalho e geramos resultados, é maravilhoso. O problema aumenta quando a pessoa se doa completamente ao trabalho sem ter um resultado satisfatório.

Antigamente, as pessoas que trabalhavam muito sempre tinham resultados positivos. Se o indivíduo criava uma padaria ou um armazém, trabalhar muito era o passaporte para o sucesso. Agora, isso não é suficiente.

O que precisa então? Corrigir três erros.

REUNIÃO COM COLEGAS E O CHEFE - Marcos Inoue/UOL - Marcos Inoue/UOL
Imagem: Marcos Inoue/UOL

O primeiro erro que se comete é não entender a dinâmica do negócio. Um dia desses li uma entrevista do Washington Olivetto, na qual ele disse que a razão do sucesso foi assumir que era o dono do negócio quando era empregado; e atuar como empregado quando se tornou dono da sua empresa.

Alguns donos de negócio pensam que a empresa existe para servi-los. Ledo engano! A empresa existe para servir o seu público.

Mulher lendo jornal - iStock - iStock
Imagem: iStock

O segundo erro é não estudar. É um equívoco achar que bom senso resolve tudo. Frequentemente, vemos empresas quebrar por falta de método e de conhecimento.

Ao se decidir por uma profissão ou por um negócio, pesquise, assista a palestras e vídeos, leia livros, converse com palestrantes e professores ligados à sua área de atuação. Conheça bem o mercado, como ele funciona, a margem de lucro que poderá ter. Planeje-se antes de começar --ao decidir colocar suas ideias em ação, você precisa estar preparado.

Quando você não se planeja, não define a melhor ferramenta, o gasto com tempo e dinheiro é maior.

Especial Arthur Zanetti: exercícios nas argolas 13 - Lucas Lima/UOL - Lucas Lima/UOL
Imagem: Lucas Lima/UOL

O terceiro erro grave é a falta de intensidade. Se quer aprender inglês, não pode estudar apenas duas vezes por semana. Você só aprenderá verdadeiramente a língua ao se aprofundar, ler livros, ver filmes, fazer amizades com pessoas com as quais possa conversar em inglês.

O mesmo acontece com um atleta olímpico --ele precisa treinar com intensidade para conquistar seu objetivo. Portanto, seja intenso, entenda o seu ramo e o seu negócio melhor que qualquer outra pessoa.

Fique atento para não cair nessas três armadilhas. Dedique-se, estude, pesquise. Você vai alcançar muito mais rápido ao seu objetivo.