PUBLICIDADE
IPCA
+0,93 Mar.2021
Topo

João Branco

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Um ano de quarentena: que ator você quer ser nessa novela?

João Branco

João Branco tem mais 20 anos de experiência em grandes marcas e trabalha desde 2014 no McDonald's, onde é o Diretor de Marketing e lidera o talentoso time que está batendo todos os recordes de vendas da história do Big Mac. João estudou em algumas das melhores universidades do mundo mas aprendeu no "Méqui" o que nenhuma aula teórica foi capaz de ensinar: que o resultado sempre vem quando o consumidor ama muito tudo isso.

Colunista do UOL

04/03/2021 04h00

Um ano de quarentena. A "Temporada 1" dessa série da vida real coloca qualquer título da Netflix no bolso. Foram 365 episódios de 24 horas de duração cada um. Todos os elementos necessários para um roteiro de sucesso estiveram presentes.

Vivemos momentos de drama, suspense e comédia. Identificamos candidatos a heróis, vilões, protagonistas e figurantes. Assistimos a mentiras, traições e lutos. Foi uma daquelas histórias difíceis de acompanhar, porque não acaba nunca. Fico imaginando como seria o seu índice de capítulos:

  1. Será que é verdade?
  2. Isso não pode estar acontecendo.
  3. Fique em casa.
  4. Use máscara.
  5. Higienize as mãos.
  6. Logo vai passar.
  7. Vai dar tudo certo.
  8. Tivemos que cancelar.
  9. Pode ser virtual?
  10. E agora?
  11. Assim não vai dar.
  12. Não aguento mais.
  13. Precisa de ajuda?
  14. Se vira.
  15. Não sei o que fazer.
  16. Quebrei.
  17. Muitas saudades.
  18. Vai passar.
  19. Conseguimos a vacina!
  20. Cadê a vacina?
  21. O vírus mudou.
  22. Fique firme.
  23. Lá vem a segunda onda.

Muita gente gosta de citar Cecília Meireles. Mas nesse caso só cabe parafrasear Jojo Todynho: "que tiro foi esse?". Dá para acreditar que a gente aguentou viver essa novela? Teve gente que pulou alguns capítulos, outros ficaram presos em um deles. Mas todos fizemos parte do elenco dessa história de alguma forma. Inclusive os seus parentes, vizinhos, clientes, fornecedores e concorrentes. Cada um atuando de uma forma.

Todo aniversário é um convite a uma reflexão. Sobre o que fizemos ao longo do ano e como queremos viver o próximo. Um bom momento para pensar qual pedido fazer na hora de cortar o bolo. As "bodas de papel" da quarentena marcam um chacoalhão histórico que tomamos.

bolo - Felipe Tomazelli - Felipe Tomazelli
Imagem: Felipe Tomazelli

Mas essa "festa" não vai acabar tão cedo. Novas medidas de proteção, toques de recolher e lockdown estão sendo anunciados. É a "Temporada 2" da quarentena, que já está começando. E todos continuamos na lista de atores. Mas vale lembrar que, nesse caso, o seu roteiro é escrito por você mesmo. Está nas suas mãos escolher: qual será o seu papel nesse enredo?

Talvez você pense que o seu único objetivo nessa trama é o de sobreviver. E você tem razão em ter essa preocupação, por isso espero que se cuide ao máximo. Mas você também tem a chance de ir além e ter uma atuação marcante. Apesar das dificuldades, vivemos uma época bem particular. Vamos lembrar para sempre do que passamos esses dias. Um ato de generosidade, camaradagem, compreensão e empatia agora, tem dez vezes mais impacto do que em uma situação normal. E isso vale até para as pequenas coisas. Se você tem condições de ajudar alguém, aproveite essa oportunidade.

Digo isso como pessoa e como profissional de marketing. Entendo que os negócios e as marcas também têm os seus papéis: há algo que os seus clientes, fornecedores e parceiros esperam de você.

Que tal tentar escrever agora mesmo as cenas dos seus próximos capítulos?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL