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João Branco

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Faça isso antes de o metaverso chegar

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João Branco

João Branco tem mais 20 anos de experiência em grandes marcas e trabalha desde 2014 no McDonald's, onde é o Diretor de Marketing e lidera o talentoso time que está batendo todos os recordes de vendas da história do Big Mac. João estudou em algumas das melhores universidades do mundo mas aprendeu no "Méqui" o que nenhuma aula teórica foi capaz de ensinar: que o resultado sempre vem quando o consumidor ama muito tudo isso.

Colunista do UOL

20/07/2022 04h00

O metaverso vem aí: uma experiência imersiva na internet que pode mudar radicalmente a forma como seu negócio atua. Os drones também estão chegando e, com eles, novas formas de transportar as coisas de forma expressa. A internet das coisas vai conectar tudo e todos, possibilitando automatizações inéditas. A web3, blockchain e criptomoedas também devem "chegar chegando". Uau, quanta coisa vai mudar nos próximos anos.

Imaginar que muito em breve aviões poderão operar sem pilotos, salões de beleza poderão operar sem cabeleireiros e que talvez a gente "imprima" nossa própria comida em casa é ao mesmo tempo aterrorizante e inspirador. Um cenário tão alucinante que faz algumas pessoas se perderem no tempo - literalmente. O que quero dizer é que vejo gente tão atraída pelo futuro que começa a se esquecer do presente.

Todas essas inovações vão chegar. Um dia. Mas enquanto isso não chega nem perto do seu mercado, o que fazer? Tem gente ficando extremamente preocupado, perdendo noites de sono. Também há os que estão gastando montanhas em consultorias e conselhos. E ainda há os que não estão fazendo nada.

Aprender sobre como o jogo está mudando é importantíssimo. Mas, se você não sabe por onde começar a construir o seu futuro, posso deixar uma dica? Atenda melhor o seu cliente. Está aí uma "transformação" que também pode trazer excelentes resultados.

Nenhuma campanha de publicidade é capaz de construir uma marca como um excelente atendimento é capaz de fazer. Ter um grupo grande de consumidores fiéis e "apaixonados" pelo que você oferece é o ativo mais valioso que você pode ter.

Quem tem um bom serviço poderá deixá-lo ainda melhor no futuro, alavancando as muitas possibilidades que surgirão. Mas a tecnologia não é a solução para quem não tem um cliente bem atendido - ela provavelmente vai apenas transformar um péssimo serviço em um péssimo serviço digital.

Pense em uma loja onde você sempre é muito mal atendido. Ela vai se tornar a sua loja preferida se lançar um programa de fidelidade no app? Cuidado para não pensar que um novo sistema mágico vai fazer uma transformação completa no seu negócio. A tecnologia é um meio para deixar algo bom ficar ainda melhor.

Como satisfazer os seus clientes de uma maneira mais completa do que qualquer outra opção do mercado? Como trazer soluções melhores? Quem já é obcecado nessas perguntas hoje é justamente quem vai tirar melhor proveito das novidades tecnológicas no futuro.

Não estou dizendo que você não deva se preparar para as mudanças que virão. Mas, independentemente dos seus planos, a melhor forma de garantir o futuro da sua empresa é ter uma marca forte e uma relação muito positiva com os consumidores. Hoje e amanhã.