IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

João Branco

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Por que você deve parar de sonhar grande

Colunista do UOL

12/05/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Pense em uma pessoa que tem muito sucesso no trabalho. Quem é a pessoa mais bem-sucedida que você conhece?

Normalmente pensamos primeiro em pessoas muito ricas, famosas ou poderosas. Isso revela que nosso entendimento de sucesso tem uma ligação muito profunda com crescer rápido na carreira, sair em capas de revistas, ganhar medalhas ou ter muitos seguidores em redes sociais. Mas será que isso é sucesso de verdade?

As expectativas que criamos sobre o que achamos bom têm relação direta com as nossas fontes diárias de motivações, alegrias e frustrações, porque a gente fica comparando o que já conquistou com os nossos sonhos.

Segundo o dicionário, sucesso significa: êxito, final feliz, satisfação. Um dia todos nós vamos ficar velhinhos. E, nessa época, quando olharmos para trás, o que vai nos dar essa sensação?

Essa discussão passa por tudo que está na nossa agenda: relacionamentos, família, hobbies, saúde. E passa muito fortemente pelo trabalho. Por que trabalho é um lugar onde passamos mais da metade do nosso tempo acordado.

Por isso, então insisto: quais são os seus sonhos profissionais? Para quê você acorda cedo todo dia? Para quê?

Existe uma grande pressão para que a gente sonhe grande e queira conquistar muito. Se você não for ambicioso, pode ficar com o filme queimado por parecer um acomodado. As capas das revistas só mostram "sucessos", os talk shows só entrevistam gente que "deu certo" e o título daquele livro bem vendido é "Sonhe grande".

Mas eu tenho uma opinião bastante diferente a respeito. Eu não acho que a gente deva sonhar grande. É isso mesmo. Pode parecer esquisito, mas eu não acho que sonhar grande seja a melhor opção.

Repare: eu não estou falando para você não sonhar. Mas estou fazendo uma sugestão para não sonhar GRANDE.

Porque sonhar grande remete a escala, tamanho, quantidade. Remete a uma dimensão horizontal e a comparações que nunca terminam.

Quem sonha grande não fica feliz com um apartamento legal, porque quer uma mansão. Não está tudo bem ter um caminhão, precisa de uma frota.

Sonhar grande implica em projetar um futuro desejando ter muito e viver em função disso. E na maioria das vezes implica em querer ter mais que alguém.

Se você ainda está achando tudo esquisito, deixe-me explicar: eu não estou dizendo que você deve sonhar pequeno. Mas se você quer uma dimensão para sonhar, escolha a vertical: sonhe ALTO.

Sonhe com coisas que têm profundidade, que terão relevância, que tocarão no fundo da alma. Que não necessariamente são grandes em quantidade, em tamanho ou em aparência. Mas que deixarão algo enraizado.

Sonhe com coisas que são do alto para você. Esses sonhos são os que realmente podem nos preencher de significado e razão de existir, independentemente de eles parecerem grandes ou não.

Pare de sonhar grande, comece a sonhar alto.

Explico melhor essas ideias nesse TEDx que fiz recentemente, aproveite: