Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
China, Fed e tramitação da PEC no Senado: o que move o mercado hoje
Assista ao vivo aos destaques dos mercados hoje, com análises dos especialistas de Research do PagBank, e se prepare para investir melhor.
Acompanhe o programa diariamente, de segunda a sexta-feira, às 9h30, e fique bem informado sobre todas as notícias e mudanças que impactam os mercados.
Aproveite também para tirar suas dúvidas sobre investimentos.
O programa é apresentado pela equipe de Research e Economia do Pagbank.
Conheça a página de Investimentos do UOL, onde você tem orientações sobre como investir melhor para conquistar um sonho e garantir seu futuro.
Tem dúvidas? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.
Os destaques do dia são:
-As Bolsas mundiais operam majoritariamente em leves altas nesta quarta-feira (30), último dia de novembro.
-Na Ásia, tivemos dia de queda somente no Japão, com o restante dos mercados fechando em alta em meio a alguns relaxamentos da rígida política covid zero na China-19. O que evitou uma alta maior hoje foi o dado do PMI industrial chinês que caiu de 49,2 para 48 na passagem de outubro para novembro, reforçando o cenário de contração para o setor. O movimento auxilia a recuperação das cotações das commodities, por trazer perspectiva de maior atividade na segunda maior economia do mundo. O minério de ferro, porém, fechou em queda de 0,32%, em Dalian, após altas recentes.
-O petróleo do tipo Brent subia 2%, a US$ 86, com a Europa sem chegar a um acordo pelo teto de preço, o que contribui para a alta, além do relaxamento das políticas de restrição na China. Já a OPEP+ não sinalizou nenhum aumento de cota de produção este mês.
-Nos EUA, os futuros das bolsas estão na maioria em alta. O mercado aguarda o tão esperado discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos EUA, às 15h30, além das divulgações de dados relevantes como resultado do PIB (Produto Interno Bruto), abertura de postos de trabalho e vendas de casas. O dólar recuava frente a outras moedas.
-Na Europa, a inflação na zona do euro arrefeceu, indo a 10% a taxa anualizada, quando a estimativa era de 10,4%, auxiliando a manter as bolsas em leves altas.
-Por aqui, o foco está no início da tramitação da PEC da Transição no Senado, com uma expectativa de que a proposta possa sofrer mudanças e os gastos extras possam ficar menores. A perspectiva é de mais um dia de instabilidade na Bolsa e principalmente no dólar, com a definição da taxa PTAX nesta quarta..
-Na Câmara, foi aprovada projeto de lei de regulamentação dos criptoativos, com os deputados analisando os destaques. A regulamentação ficará, mais provavelmente, a cargo do Banco Central.
-O presidente eleito Lula segue avaliando nomes para a área econômica, sem definição oficial sobre quem será o próximo ministro da Fazenda. A equipe de Transição deve apresentar relatório hoje para recriar os ministérios da Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio. Existem também sinalizações de um possível "revogaço" de 20 medidas de Bolsonaro no comércio exterior.
As opiniões emitidas neste texto são de responsabilidade exclusiva da equipe de Research do PagBank e elaboradas por analistas certificados. O PagBank PagSeguro e a Redação do UOL não têm nenhuma responsabilidade por tais opiniões. A única intenção é fornecer informações sobre o mercado e produtos financeiros, baseadas em dados de conhecimento público, conforme fontes devidamente indicadas, de modo que não representam nenhum compromisso e/ou recomendação de negócios por parte do UOL. As informações fornecidas por terceiros e/ou profissionais convidados não expressam a opinião do UOL, nem de quaisquer empresas de seu grupo, não se responsabilizando o UOL pela sua veracidade ou exatidão. Os produtos de investimentos mencionados neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão preencher o questionário de suitability para a identificação do seu perfil de investidor e da compatibilidade do produto de investimento escolhido. As informações aqui veiculadas não devem ser consideradas como a única fonte para o processo decisório do investidor, sendo recomendável que este busque orientação independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e podem impactar os portfolios de investimento, causando perdas aos investidores. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Este conteúdo não deve ser reproduzido no todo ou em parte, redistribuído ou transmitido para qualquer outra pessoa sem o consentimento prévio do UOL.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.