Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Ibovespa hoje: EUA e pacote de incentivos na China são os destaques

A crise no mercado imobiliário da China está prejudicando o crescimento - Getty Images
A crise no mercado imobiliário da China está prejudicando o crescimento Imagem: Getty Images

02/06/2023 08h56

Esta é a versão online da newsletter Por Dentro da Bolsa enviada hoje (2). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

Aqui no Brasil, os dados do PIB ontem também ajudaram na alta de cerca de 2% da Bolsa. Foram bem, recebidos os dados setor agrário, que no ano passado foi travado pela safra de soja. Neste ano, o PIB da agropecuária cresceu 21,6% no primeiro trimestre.

O programa para reduzir os preços de carros no Brasil foi redesenhado e já recebeu aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O resultado do PIB da indústria no primeiro trimestre desse ano, que foi de -0,1%, ilustra um pouco da motivação por mais incentivos a esse setor.

Falando em indústria, hoje será divulgada a produção industrial de abril. O relatório, o primeiro sobre a economia brasileira no 2º trimestre, deve registrar queda tanto na comparação mensal quanto na anual. A estimativa é de queda de -0,2% na comparação mês a mês e de -1,7% frente ao ano anterior.

Hoje o noticiário sinaliza mais um dia de alta com a rápida aprovação pelo Senado dos EUA do projeto que suspende o teto da dívida americana e impõe restrições aos gastos governamentais do próximo ano. Os mercados futuros nos Estados Unidos sobem modestamente nessa manhã, enquanto o mercado a vista da Europa está perto de encerrar o pregão com altas superiores a 1%.

Mas o otimismo hoje não vem apenas dos Estados Unidos. A China resolveu aparecer no noticiário positivo com informação da Bloomberg de que o governo estaria preparando um pacote de suporte ao setor imobiliário. Diversas empresas do setor estão com problemas financeiros e acumulam dívidas que chegam a 12% do PIB chinês.

As Bolsas asiáticas subiam fortemente puxadas pela bolsa de Hong Kong que operava com mais de 4% de alta. A notícia do pacote chinês também melhora o sentimento no mercado de commodities fazendo o minério de ferro subir junto com o petróleo.

Nesta sexta-feira ainda teremos mais dados importantes no exterior. Entre eles está o Payroll, que indica o número de vagas criadas no mês anterior nos EUA e a taxa de desemprego do país.

**********

Veja como foi o fechamento de dólar, euro e Bolsa na quarta-feira (31):

Dólar: -1,31%, R$ 5,006
Euro: -0,64%, R$ 5,388
B3 (Ibovespa): +2,06%, 110.564,66 pontos

**********
NA NEWSLETTER UOL INVESTIMENTOS

Conquistar o primeiro milhão é uma meta que não exige só dinheiro. A disciplina, planejamento financeiro e investimentos também fazem parte do pacote. Confira na newsletter UOL Investimentos oito decisões que ajudam a chegar lá. Para se cadastrar e receber a newsletter semanal, clique aqui.

Queremos ouvir você

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

As opiniões emitidas neste texto são de responsabilidade exclusiva da equipe de Research do PagBank e elaboradas por analistas certificados. O PagBank PagSeguro e a Redação do UOL não têm nenhuma responsabilidade por tais opiniões. A única intenção é fornecer informações sobre o mercado e produtos financeiros, baseadas em dados de conhecimento público, conforme fontes devidamente indicadas, de modo que não representam nenhum compromisso e/ou recomendação de negócios por parte do UOL. As informações fornecidas por terceiros e/ou profissionais convidados não expressam a opinião do UOL, nem de quaisquer empresas de seu grupo, não se responsabilizando o UOL pela sua veracidade ou exatidão. Os produtos de investimentos mencionados neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão preencher o questionário de suitability para a identificação do seu perfil de investidor e da compatibilidade do produto de investimento escolhido. As informações aqui veiculadas não devem ser consideradas como a única fonte para o processo decisório do investidor, sendo recomendável que este busque orientação independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e podem impactar os portfolios de investimento, causando perdas aos investidores. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Este conteúdo não deve ser reproduzido no todo ou em parte, redistribuído ou transmitido para qualquer outra pessoa sem o consentimento prévio do UOL.