Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Expectativa por juros no Brasil e bolsas mundiais em queda são destaques

Nattakorn Maneerat/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Nattakorn Maneerat/Getty Images/iStockphoto

19/06/2023 08h30

Veja as principais notícias que impactam o seu bolso hoje.

Assista ao vivo aos destaques dos mercados, com análises dos especialistas de Research do PagBank, e se prepare para investir melhor.

Acompanhe o programa diariamente, de segunda a sexta-feira, às 8h40, e fique bem informado sobre todas as notícias e mudanças que impactam os mercados. Aproveite também para tirar suas dúvidas sobre investimentos.

O programa é apresentado pela equipe de Research e Economia do Pagbank.

Conheça a página de Investimentos do UOL, onde você tem orientações sobre como investir melhor para conquistar um sonho e garantir seu futuro.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Veja a análise do dia no vídeo a seguir, confira os destaques noticiosos abaixo e tenha um bom dia de investimentos:

Semana começa no país com o mercado à espera do fim da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) na quarta-feira (21) onde a taxa básica de juros, a Selic, deve ser mantida. A proposta do arcabouço fiscal segue em análise no Senado e, caso o senador Omar Aziz faça alterações relevantes, o texto terá que voltar à Câmara.

A semana também começa fraca em indicadores macro globais e com as bolsas europeias em queda e as bolsas asiáticas também, ambos devendo ter menor liquidez hoje por ser feriado nos Estados Unidos.

Na China o sentimento sobre um novo pacote de estímulo começa a se esfriar, já passou mais de uma semana que agentes de mercado começaram a especular um plano que não teve sinalização oficial do governo.

Outros pontos de maior destaque previstos na agenda da semana são as decisões de política monetária, pelo PBoC na China, de onde o mercado espera que venha mais cortes de juros, e também no Reino Unido na quinta-feira, que na contramão deve promover mais aperto monetário para controlar a inflação.

No lado das commodities o mercado começa a intensificar preocupações sobre o El Niño, que é um fenômeno climático que normalmente traz alterações de temperatura no Oceano Pacífico, produzindo, por exemplo, chuvas intensas no sul da América do Sul e sudeste dos EUA e secas no Nordeste brasileiro, o que acaba afetando a produção de diversas commodities como trigo, milho, café e até mesmo o cobre no Chile.

O petróleo Brent opera em queda aos US$ 76 enquanto o minério de ferro sobe alcançando US$ 114 em Cingapura.

As opiniões emitidas neste texto são de responsabilidade exclusiva da equipe de Research do PagBank e elaboradas por analistas certificados. O PagBank PagSeguro e a Redação do UOL não têm nenhuma responsabilidade por tais opiniões. A única intenção é fornecer informações sobre o mercado e produtos financeiros, baseadas em dados de conhecimento público, conforme fontes devidamente indicadas, de modo que não representam nenhum compromisso e/ou recomendação de negócios por parte do UOL. As informações fornecidas por terceiros e/ou profissionais convidados não expressam a opinião do UOL, nem de quaisquer empresas de seu grupo, não se responsabilizando o UOL pela sua veracidade ou exatidão. Os produtos de investimentos mencionados neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão preencher o questionário de suitability para a identificação do seu perfil de investidor e da compatibilidade do produto de investimento escolhido. As informações aqui veiculadas não devem ser consideradas como a única fonte para o processo decisório do investidor, sendo recomendável que este busque orientação independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e podem impactar os portfolios de investimento, causando perdas aos investidores. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Este conteúdo não deve ser reproduzido no todo ou em parte, redistribuído ou transmitido para qualquer outra pessoa sem o consentimento prévio do UOL.