Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Meta da inflação, índice de preços e dados de emprego movimentam mercado

GETTY IMAGES
Imagem: GETTY IMAGES

29/06/2023 08h30

Veja as principais notícias que impactam o seu bolso hoje.

Assista ao vivo aos destaques dos mercados, com análises dos especialistas de Research do PagBank, e se prepare para investir melhor.

Acompanhe o programa diariamente, de segunda a sexta-feira, às 8h40, e fique bem informado sobre todas as notícias e mudanças que impactam os mercados. Aproveite também para tirar suas dúvidas sobre investimentos.

O programa é apresentado pela equipe de Research e Economia do Pagbank.

Conheça a página de Investimentos do UOL, onde você tem orientações sobre como investir melhor para conquistar um sonho e garantir seu futuro.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Veja a análise do dia no vídeo a seguir, confira os destaques noticiosos mais abaixo e tenha um bom dia de investimentos:

Aqui no Brasil, o Conselho Monetário Nacional (CMN) se reúne hoje para definir a meta de inflação de 2026 e os sinais mais recentes da equipe econômica indicam que a tendência é que seja mantido o patamar já estabelecido para 2025, de 3%. A pauta deve girar em torno do horizonte de tempo da meta, saindo de ano-calendário para uma possível média móvel, como é praticado por outros países vizinhos.

O Censo Demográfico mostrou que, de 2010 a 2022, a taxa de crescimento anual da população do país foi de 0,52%. Trata-se da menor taxa desde o Censo começou a ser feito, em 1872. Isso pode impactar projeções de crescimento para os próximos anos, pois foi reduzida para menos da metade do que era em 2010 (1,17%) e naturalmente influencia a velocidade de crescimento do consumo total no país.

A agenda do dia ainda contempla o IGP-M, que veio com deflação mais forte do que a esperada, e dados de geração de emprego do Caged.

Nessa manhã, o mercado à vista na Europa opera misto com leves alterações, enquanto os índices futuros nos Estados Unidos têm leve alta mesmo com o receio de aumento dos juros reforçados. Ontem, Jerome Powell indicou que o Fed pode aumentar as taxas de juros em julho e setembro para conter as pressões de preços nos EUA, que tem um longo caminho até retornar a meta de 2%.

Hoje, a agenda macro econômica global traz, além dos dados semanais de emprego nos EUA, a última revisão do PIB americano; e na Europa, alguns dados preliminares de inflação na Alemanha.

Na Ásia as bolsas fecharam mistas, com quedas lideradas pela bolsa de Hong Kong, No Fórum Econômico Mundial, que está acontecendo na China, o economista Zhu Min, ex-membro do FMI, afirmou que dificilmente o governo anunciará os estímulos esperados pelo mercado, devido ao alto endividamento do país.

Neste momento, as commodities negociam com pouca variação, o minério em Cingapura em queda, aos US$ 112, e o petróleo Brent em alta aos US$ 74.

As opiniões emitidas neste texto são de responsabilidade exclusiva da equipe de Research do PagBank e elaboradas por analistas certificados. O PagBank PagSeguro e a Redação do UOL não têm nenhuma responsabilidade por tais opiniões. A única intenção é fornecer informações sobre o mercado e produtos financeiros, baseadas em dados de conhecimento público, conforme fontes devidamente indicadas, de modo que não representam nenhum compromisso e/ou recomendação de negócios por parte do UOL. As informações fornecidas por terceiros e/ou profissionais convidados não expressam a opinião do UOL, nem de quaisquer empresas de seu grupo, não se responsabilizando o UOL pela sua veracidade ou exatidão. Os produtos de investimentos mencionados neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão preencher o questionário de suitability para a identificação do seu perfil de investidor e da compatibilidade do produto de investimento escolhido. As informações aqui veiculadas não devem ser consideradas como a única fonte para o processo decisório do investidor, sendo recomendável que este busque orientação independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e podem impactar os portfolios de investimento, causando perdas aos investidores. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Este conteúdo não deve ser reproduzido no todo ou em parte, redistribuído ou transmitido para qualquer outra pessoa sem o consentimento prévio do UOL.