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REPORTAGEM

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Conheça o aeroporto onde a pista desaparece todo dia quando a maré sobe

Aeroporto de Barra, na Escócia, fica em uma praia, e a pista some duas vezes por dia devido à maré - Divulgação/seth m
Aeroporto de Barra, na Escócia, fica em uma praia, e a pista some duas vezes por dia devido à maré
Imagem: Divulgação/seth m

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/08/2021 04h00

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Um aeroporto peculiar chama muita atenção por como seus voos são programados. Em geral, essa coordenação para pouso e decolagem ocorre de acordo com as demandas do local, horário de funcionamento etc.

Mas, no caso do aeroporto de Barra, localizado na ilha homônima, na Escócia, o fator determinante para que seus voos ocorram é a maré. Isso ocorre porque o local fica em uma praia, e suas pistas são na areia.

Assim, se a maré sobe, o aeroporto fica impraticável, e é preciso esperar as águas baixarem para voltar a receber voos. E isso ocorre mais de uma vez por dia, com o mar podendo subir até quatro metros, invadindo a faixa de areia.

Esse é considerado o único aeroporto do mundo situado em uma praia a receber voos comerciais. Ele fica na baía de Traigh Mhòr, na ilha de Barra, que pertence ao arquipélago de Hébridas Exteriores. Traigh Mhòr é a palavra na língua gaélica escocesa, que significa Praia Grande, em português.

barra - Divulgação/Tom Parnell - Divulgação/Tom Parnell
Aviso no aeroporto de Barra alerta para manter distância do local quando o aeroporto estiver em operação
Imagem: Divulgação/Tom Parnell

Funcionamento restrito

O local funciona apenas cinco horas por dia, e apenas uma hora e quinze minutos aos domingos, nos períodos em que há menos influência das marés. Para fugir de alagamentos, sua torre de controle e terminal de passageiros ficam localizados nas dunas próximas à praia.

Quando está operando voos, todo acesso ao local é proibido. Fora desses horários, é liberada a circulação de banhistas e veículos pelas pistas.

Essa praia foi escolhida para operar pousos e decolagens, apesar da invasão diária do mar, por, entre outros fatores, conter uma superfície dura formada pela areia. Ali não é permitido o pouso e decolagem com helicópteros.

De Barra, operam regularmente dois voos por dia ligando a ilha ao aeroporto de Glasgow (Escócia) e vice e versa. Essa é uma das principais conexões entre os pouco mais de 1.200 habitantes e turistas da ilha e outras localidades.

Para aviões pequenos

barra - Divulgação/B. & T. - Divulgação/B. & T.
Avião em operação no aeroporto de Barra, na ilha homônima, na Escócia
Imagem: Divulgação/B. & T.

Mesmo sendo pequeno, Barra têm três pistas ao todo, com comprimentos de 680 m a 846 metros. Elas são dispostas como um tridente, todas culminando próximo ao edifício central do aeroporto.

Devido ao seu tamanho e à sua superfície, apenas aviões de menor porte operam no local. O modelo mais visto por lá é o DHC-6 Twin Otter.

Essa aeronave tem capacidade para até 19 passageiros e, por ser mais leve, não afunda na areia. Sua fuselagem é quadrada, diferente de alguns aviões comerciais, já que ela não é pressurizada por não voar a altas altitudes.

Para os pilotos se orientarem em qual direção pousar, estacas de madeira marcam o sentido das pistas. Embora não sejam permitidos voos noturnos, em situações de emergência, carros podem iluminar a pista para operações eventuais no local.

Barra existe como aeroporto desde o ano de 1974, e recebe mais de 15 mil passageiros por ano. Ali também são realizados cerca de 1.400 pousos e decolagens, além de receber 60 aviões particulares de pequeno porte ao ano.

Barra - Divulgação/James Stringer - Divulgação/James Stringer
Avião DHC-6 Twin Otter no aeroporto de Barra, na Escócia
Imagem: Divulgação/James Stringer