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Se os pilotos passarem mal, comissários são treinados para pousar o avião?

Se pilotos passarem mal, comissário não possuem treinamento específico para comandar o avião - Getty Images/iStockphoto
Se pilotos passarem mal, comissário não possuem treinamento específico para comandar o avião Imagem: Getty Images/iStockphoto

Alexandre Saconi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/06/2023 04h00

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Caso um piloto passe mal em um voo comercial, ele pode contar com o colega ao lado para pousar o avião. Mas, e se os dois ficarem indisponíveis no ar?

Comissários podem pousar?

Em algumas situações, comissários podem ajudar o piloto remanescente com tarefas simples da cabine de comando. Mas, sozinho, é muito improvável que ele consiga pousar o avião, tarefa difícil até mesmo para pilotos experientes.

Para comandar aeronaves de grande porte são necessárias centenas de horas de prática de voo. Junto a isso, é preciso passar por vários treinamentos naquele tipo de avião em particular.

Pilotos são treinados constantemente, o que custa milhões de reais ao ano para as empresas aéreas. O mesmo acontece com comissários, mas em suas áreas específicas.

O que eles treinam?

Comissários estudam diversas matérias antes de serem habilitados a voar a serviço. Entre elas, podem estar:

  • Meteorologia
  • Regulamentação
  • Combate ao fogo
  • Sobrevivência
  • Sistemas do avião
  • Teoria de voo
  • Navegação aérea

Esses dois últimos ajudam com noções gerais sobre a navegação aérea e a teoria do voo. Entretanto, não capacitam a comandar uma aeronave complexa.

Comissários também podem ser treinados para situações de emergência, como técnicas para retirar um piloto do assento caso ele passe mal. Em algumas situações, eles ainda podem chegar para auxiliar o piloto remanescente com a comunicação via rádio, mas nada que vá muito além disso.

Isso já aconteceu?

Há casos de aviões menores onde os pilotos passaram mal e um passageiro conseguiu pousar em segurança. Mas essa situação é bem diferente em aviões maiores, onde há uma complexidade maior e mais treinamentos são exigidos.

Uma comissária conseguiu ajudar em um pouso em 2010. Ela, entretanto, tinha uma licença de piloto, que estava inativa naquele momento.

Em um voo de São Francisco para Chicago, nos EUA, o copiloto passou mal e não podia cumprir suas funções. Foi nesse momento que Patti DeLuna, que tinha obtido a licença de piloto comercial na década de 1970, ajudou a pousar o avião com 232 pessoas a bordo.

Em vários voos, ainda é possível que pilotos fora de serviço estejam presentes. Alguns podem estar voando para pegar um voo em outro local, retornando para casa ou, até mesmo, viajando a lazer, e podem ser convocados para ajudar nessas situações.

Em 2014, o comandante de um Boeing 737 da United Airlines com 160 pessoas a bordo passou mal. Comissários perguntaram se alguém sabia pousar o avião. Um piloto militar de bombardeiro estava no voo e se prontificou em ajudar na missão. Ele auxiliou a copiloto, que estava comandando o avião naquele momento, com tarefas secundárias, como usar o rádio, e todos pousaram em segurança.

O voo Helios 522, que caiu em agosto de 2005 nos arredores de Atenas talvez pudesse ter sido salvo por um comissário. O avião sofreu uma despressurização, e as pessoas nele teriam desmaiado por falta de oxigênio. Nos momentos finais, pilotos de caça que seguiam o avião observaram uma pessoa entrando na cabine. Era um dos comissários, mas as condições não foram favoráveis para ele levar o avião em segurança ao solo.