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Reportagem

Onda de calor: por que altas temperaturas podem atrasar ou cancelar um voo?

Altas temperaturas podem ocasionar atrasos ou cancelamentos de voos. Embora seja raro de acontecer no Brasil, a recente onda de calor que atinge o país reacende essa possibilidade. Por que isso acontece?

É tudo questão de física

Quanto mais quente o ar, menos denso ele fica. Com isso, uma concentração menor de oxigênio entra na câmara de combustão dos motores, diminuindo sua potência e afetando seu comportamento.

Ao mesmo tempo, baixa densidade do ar afeta o desempenho aerodinâmico. Melhor performance ocorre quando o ar está mais denso e interage melhor com as superfícies do avião, o que costuma ocorrer em dias frios e secos.

O que pode acontecer?

Quando o calor e umidade podem afetar a segurança do voo, algumas medidas podem ser necessárias. Entre elas:

  • Usar uma distância maior da pista para a decolagem.
  • Retirar carga do avião para deixá-lo mais leve e conseguir decolar no espaço disponível.
  • Diminuir a quantidade do combustível, também com o objetivo de deixar o avião mais leve, desde que respeitado os limites para realizar o voo.
  • Tirar passageiros do avião (ainda para reduzir o peso).
  • Cancelar ou atrasar o voo esperando uma condição melhor para a decolagem.

No Brasil, as maiores empresas aéreas afirmam que não enfrentaram problemas devido à atual onda de calor. Em nota, a Gol explica que um acompanhamento constante auxilia na prevenção de problemas do tipo.

A temperatura é um parâmetro importante no cálculo de performance dos voos. Temperaturas altas, principalmente em aeroportos mais restritos, como no Santos Dumont (RJ), pode ser um gatilho para termos que tirar peso da aeronave, seja carga ou passageiros e respectivas bagagens. Como a variação de temperatura é dinâmica (e às vezes grande) ao longo do dia, cada voo é analisado para verificar essa condição até o momento do embarque, podendo haver alguma preterição
Fernando Henrique Tavares da Silva Amaral, diretor de Segurança Operacional da GOL

Onde há mais problemas?

Geralmente, em locais naturalmente mais quentes, há mais cancelamentos e atrasos devido ao calor. Nessas regiões, é comum encontrar pistas com extensão maior do que a média para compensar a necessidade de uma corrida maior antes de decolar.

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Geralmente, aeroportos onde a temperatura ultrapassa os 40° C registram mais problemas do tipo. Um exemplo é Las Vegas, na região do deserto de Mojave, em Nevada (EUA). Em julho, um avião com cerca de 200 passageiros ficou horas parado aguardando as condições climáticas melhorarem no aeroporto da cidade para poder voar.

Verão nos EUA teve mais cancelamentos de voos devido a problemas climáticos que o inverno. Os meses de junho a setembro são os mais quentes no país, e tendem a ter 30% ou mais dos cancelamentos relacionados a questões climáticas, enquanto nos outros meses, essa fatia gira em torno de 25%.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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