Todos a Bordo

Todos a Bordo

Reportagem

Por que mesas de fileiras de emergência do avião só destravam para um lado?

Quem já se sentou na fileira de uma das saídas de emergência do avião pode ter tido uma sensação estranha na hora da refeição. A mesinha do assento, nessas fileiras em particular, só destravam em um sentido. Isso não costuma ocorrer nas outras fileiras, mas, como quase tudo na aviação, tem um bom motivo: segurança.

Trava não pode abrir

Quem está nessas fileiras pode perceber que, do lado direito do avião, é preciso rodar a trava da mesa em sentido horário. Já quem está do lado esquerdo, tem de fazê-lo no sentido anti-horário.

Em resumo, nesses assentos, a trava da mesa só abre quando a parte de baixo é girada em direção ao centro do avião. A razão disso é evitar acidentes em caso de uma evacuação do avião.

Quando as pessoas começam a sair em direção às portas de emergência, podem se enroscar em uma dessas travas. Caso elas abram, as mesas podem cair e bloquear a saída.

Situações como essa podem acabar até mesmo em esmagamento. Com a saída bloqueada e as pessoas em desespero para sair do avião, podem se empurrar fazendo com que a pessoa seja esmagada contra a mesa ou caia e seja pisoteada.

Ao mesmo tempo, em alguns modelos de avião ou em algumas companhias não é possível usar o extensor de cinto de segurança nesses assentos. Isso ocorre para evitar que, ao serem soltos, eles fiquem pendurados ou caiam no chão, podendo fazer com que as pessoas tropecem e caiam.

Fileira tem mais espaço

Também para facilitar uma possível evacuação, as fileiras de emergência possuem maior espaço para as poltronas da frente. Isso serve para permitir que haja circulação em direção às saídas sem que os passageiros precisem ficar de lado se apoiando nos bancos, garantindo maior fluidez e economizando um tempo precioso.

As fileiras logo à frente dos assentos das saídas de emergência também não reclinam. Isso serve para evitar que se tornem mais um obstáculo na hora de sair.

Continua após a publicidade

Por isso, sempre que for escolher um assento no avião, pense em qual será o melhor para a sua viagem. Afinal, justamente essa distância maior é que torna a escolha dele mais cara do que outras posições no avião.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes