Sugado pra fora do avião: o piloto que ficou meia hora pendurado em voo
Em 10 de junho de 1990, o piloto do voo British Airways 5390 foi sugado para fora do avião.
O que aconteceu?
Uma das janelas da cabine de comando se soltou durante a subida. O voo operado pela British Airways fazia a rota entre Birmingham (Inglaterra) e Málaga (Espanha).
Com isso, o comandante Tim Lancaster foi sugado para fora da aeronave. Suas pernas ficaram enroscadas do lado de dentro.
O comissário Nigel Ogden entrou na cabine e segurou o piloto pelas pernas. Ele se prendeu ao assento extra da cabine para não ser sugado para fora também.
Como foi o pouso?
O acidente aconteceu quando o avião estava a cerca de 5,3 km de altura. Rapidamente foi feita uma manobra para descer até 3.350 metros de altura e reduzir a velocidade.
O copiloto solicitou orientação ao controle de tráfego aéreo para pousar o mais rápido possível. Ele pousou em segurança no aeroporto de Southampton cerca de 35 minutos após a decolagem.
in 1990 the window of a plane fell off and one of the pilots got sucked out so they just held onto his legs while the plane landed pic.twitter.com/dp4mINhWy9
? David Farrier (@davidfarrier) November 13, 2020
Capitão sobreviveu
O corpo de Lancaster se chocava violentamente contra a estrutura do avião devido aos fortes ventos. Mesmo assim, por incrível que pareça, ele sobreviveu.
O capitão sofreu ferimentos e fraturas nos braços, além de queimaduras causadas pelo frio intenso. Ele foi prontamente atendido pelos bombeiros assim que o avião pousou.
Um comissário se feriu levemente, além do capitão. Ninguém mais a bordo do avião se machucou.
Por que a janela se soltou?
Parafusos usados para prender o para-brisa eram menores do que o adequado e, por isso, se soltaram. A investigação do acidente concluiu que 84 de um total de 90 parafusos tinham um diâmetro menor do que o correto.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberVárias recomendações de segurança resultaram após esse acidente. Uma delas foi a indicação de que a British Airways revisasse seu sistema de manutenção e checagem dos serviços realizados.
Deixe seu comentário