Quais os aviões dos líderes do G20? Veja principais modelos e os favoritos
Entre os dias 18 e 19 de novembro, o Rio de Janeiro irá sediar a cúpula de líderes do G20, organização de colaboração econômica entre diversos países. Durante estes dois dias, o aeroporto Santos Dumont ficará fechado, já que o evento será realizado ali perto, no Museu do Amanhã.
Para reunir as lideranças mundiais na capital fluminense, uma grande operação aérea foi montada, com a chegada de diversas aeronaves vindas do mundo afora. Como curiosidade, o UOL selecionou alguns dos aviões usados pelos principais líderes mundiais (veja mais abaixo).
Qual o favorito?
Entre os aviões selecionados há um empate entre Airbus e Boeing em primeiro lugar. Os modelos Boeing 777 e Airbus A330 contaram com, ao menos, quatro unidades cada.
O antigo favorito, o Boeing 747, devido à sua idade, acabou sendo substituído em alguns países por modelos mais modernos.
Veja as aeronaves
Essas são apenas algumas das aeronaves utilizadas para o transporte de autoridades nos países listados, e não significa necessariamente as que serão usadas para a viagem para cúpula.
África do Sul
Representante: Presidente Cyril Ramaphosa
Aeronave utilizada: BBJ 737 (Boeing)
Nome: Inkwazi (Águia-pesqueira)
O avião conta com suíte, assentos VIP para seis ministros e capacidade para alimentação de primeira classe para outros dez passageiros, segundo a Força Aérea Sul-africana
Alemanha
Representante: Chanceler Olaf Scholz
Aeronave utilizada: Airbus A350
Nome: Konrad Adenauer
A Alemanha tem a tradição de chamar as aeronaves que transportam os seus líderes de Konrad Adenauer. Esse nome é uma homenagem ao primeiro chanceler da República Federal da Alemanha.
Arábia Saudita
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberRepresentante: Salman bin Abdulaziz Al Saud
Aeronave utilizada: Boeing 747 (principal modelo da frota), Boeing 757, Boeing 777 e Boeing 787
A família real saudita possui uma ampla frota de aeronaves ao seu dispor. Geralmente, o modelo mais luxuoso usado é o Boeing 747, com o interior repleto de detalhes em ouro.
Argentina
Representante: Presidente Javier Milei
Aeronave utilizada: Boeing 757
Nome: ARG-01
Após ter dito que venderia o avião presidencial e que faria viajaria em voos comerciais apenas, o presidente argentino Javier Milei voltou atrás. O líder sul-americano e decidiu usar o Boeing 757 presidencial, comprado em 2023 na gestão de Alberto Fernández por US$ 25 milhões
Austrália
Representante: Primeiro-ministro Anthony Albanese
Aeronave utilizada: A330 MRTT e BBJ 737 (Boeing)
Entre as várias aeronaves de transporte de autoridades australianas, duas se destacam. Um dos modelos é o Boeing Business Jet (BBJ) 737, versão VIP do tradicional avião da fabricante norte-americana. Esse avião foi usado em viagens dentro do país da Oceania durante recente visita do Rei Charles 3º.
O outro modelo é o Airbus A330-MRTT, modelo militarizado multifunção da fabricante europeia. Com a denominação KC-30A, esse é o mesmo modelo usado pela FAB (Força Aérea Brasileira) para diversas missões de repatriação.
Brasil
Representante: Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Aeronave utilizada: Airbus A319CJ e Embraer E190
Nomes: VC-1 (Santos Dumont) e VC-2 (Augusto Severo e Bartolomeu de Gusmão)
Após uma queda na residência oficial, Lula ficou restrito a realizar viagens de avião. Nos últimos dias, essa restrição foi abandonada, e o presidente deverá ir ao evento em um Embraer E190, o VC-2.
O país ainda conta com outras aeronaves para o transporte presidencial, como o VC-1, um Airbus A319 batizado de Santos Dumont. A outra é o KC-30, um A330 MRTT que ainda não foi usado oficialmente para o transporte do presidente.
Canadá
Representante: Primeiro-ministro Justin Trudeau
Aeronave utilizada: A330 MRTT
Nome: CC-330 Husky
A aeronave de transporte VIP do líder canadense é CC-330 Husky aircraft, um A330 multifunção adaptado para funções militares. Além do transporte de autoridades, ele pode ser usado para missões de reabastecimento em voo.
China
Representante: Presidente Xi Jinping
Aeronave utilizada: Boeing 747 comercial
O presidente chinês não possui um avião próprio para viagens de longa distância. Em vez disso ele usa um Boeing 747 da companhia aérea estatal Air China.
Coreia do Sul
Representante: Presidente Yoon Suk-yeol
Aeronave utilizada: Boeing 747
Nome: Code One
O líder sul-coreano viaja em um Boeing 747 contratado da Korean Air exclusivamente para o transporte VIP do presidente.
Estados Unidos
Representante: Presidente Joe Biden
Aeronave utilizada: Boeing 747 adaptado
Nome: Força Aérea 1
O presidente dos EUA, Joe Biden, confirmou sua visita ao Brasil. Talvez uma das maiores operações para a vinda de um líder mundial ao Brasil, já que contará com mais de uma aeronave, sendo uma delas dedicada à vinda de equipes e materiais para garantir a segurança do líder norte-americano.
França
Representante: Presidente Emmanuel Macron
Aeronave utilizada: A330 MRTT
Designação: Cotam 001
Os líderes franceses podem viajar em um Airbus A330 adaptado para transporte VIP.
Índia
Representante: Primeiro-ministro Narendra Modi
Aeronave utilizada: Boeing 777
Nome: Air India One
O governo indiano substituiu o antigo Boeing 747 por um novo Boeing 777 para as viagens internacionais de seu alto escalão.
Indonésia
Representante: Presidente Prabowo Subianto
Aeronave utilizada: Boeing 777 ou BBJ 737 (Boeing)
Nome: Garuda Indonesia 1 ou Indonesian Air Force Zero One ou
O governo indonésio possui dois aviões da Boeing adaptados para o transporte de seus líderes. Um menor, derivado do modelo 737, e outro maior, para viagens mais longas, um 777.
Itália
Representante: Primeira-ministra Giorgia Meloni
Aeronave utilizada: A319CJ
O governo italiano usa um Airbus A319 executivo para o transporte dos seus líderes governamentais.
Japão
Representante: Primeiro-ministro Shigeru Ishiba
Aeronave utilizada: Boeing 777
Nomes: Japanese Air Force One ou Japanese Air Force Two
Desde 2019, o governo do Japão passou a usar dois Boeing 777 como transporte VIP de autoridades do país. Os aviões anteriores, dois Boeing 747, foram vendidos para serem sucateados após quase três décadas de serviço.
México
Representante: Presidenta Claudia Sheinbaum
Aeronave utilizada: Voos comerciais
O governo mexicano chegou a possuir um Boeing 787, mas ele foi vendido. Desde então, os presidentes viajam em voos comerciais, como a atual líder, que prometeu manter a prática durante sua campanha.
Reino Unido
Representante: Keir Starmer
Aeronave utilizada: Airbus A330 MRTT
Nome: Voyager/Vespina
Os líderes do Reino Unido podem usar um Airbus A330 multifunção para viajar pelo mundo. Adquirido durante o reinado da rainha Elizabeth 2ª, a monarca nunca chegou a voar na aeronave.
Rússia
Representante: Presidente Vladimir Putin
Aeronave utilizada: Ilyushin Il-96-300PU
Em outubro, Putin anunciou que não viria para a cúpula para não prejudicar os trabalhos no evento. O russo foi denunciado pelo TPI (Tribunal Penal Internacional) por crimes na Guerra na Ucrânia e, conforme as regras às quais o Brasil é signatário, teria de ser preso e entregue para a corte de Haia se viesse ao país.
Turquia
Representante: Presidente Recep Tayyip Erdo?an
Aeronave utilizada: Airbus A340
O governo turco possui uma extensa frota de aeronaves para transporte VIP, mas o principal modelo é atualmente o Airbus A340 de matrícula TC-CAN.
Deixe seu comentário