Sem avião principal, Lula vai passar 'sufoco' em aeronave secundária? Veja
Após enfrentar problemas durante uma decolagem no início do mês, o VC-1, avião presidencial brasileiro, permanece até hoje no México, passando por manutenção. Diante da falta de alternativas, o presidente Lula anunciou que viajará para a Rússia neste domingo (20) para participar da cúpula dos Brics em outra aeronave da FAB, o KC-30.
Esse avião é um Airbus A330, adquirido da companhia aérea Azul e incorporado à frota da FAB (Força Aérea Brasileira) em 2022. Foram duas unidades, que devem passar nos próximos anos por um processo de militarização, para também realizarem missões dedicadas da Aeronáutica, como transporte de tropas e reabastecimento em voo.
Como é o avião?
O KC-30 mantém o interior da época em que realizava voos comerciais. Seus assentos são divididos em duas classes: econômica e executiva.
Ao todo, sua capacidade de transporte é de 238 passageiros a bordo, podendo ainda levar até 45 toneladas de carga.
Com quase 60 metros de comprimento, o KC-30 pode voar até uma distância de 14,5 mil quilômetros. O modelo ainda conta com espaço para descanso da tripulação, que precisa se revezar durante o voo devido à grande quantidade de horas voadas.
Hoje, a aeronave possui a coloração cinza típica de alguns aviões militares, bem diferente da tonalidade branca com a faixa na cor verde e amarela dos aviões da frota usada para o transporte de autoridades no Brasil.
Lula passará sufoco a bordo?
Maior aeronave já operada pela FAB, o KC-30 ainda não passou por todas as adaptações previstas no momento de sua compra. Com isso, o interior contará, no máximo, com o "luxo" das poltronas mais espaçosas.
Por ainda não ter grandes melhorias, será como se o presidente voasse em uma classe executiva de uma companhia aérea. Diferentemente do VC-1, um Airbus A319 VIP, o KC-30 não conta com um quarto para o presidente, banheiro privativo com ducha, nem salas especiais para reuniões (conheça o VC-1 aqui).
A conectividade a bordo também é um ponto crítico, já que a aeronave não possui acesso à internet. Quando o VC-1 teve problemas no México no dia 1º de outubro e precisou dar 50 voltas durante horas no ar antes pousar, a internet a bordo do principal avião presidencial estava instável. Isso deixou Lula irritado diante da dificuldade de comunicação, conforme apurou a colunista do UOL Carla Araújo.
Problemas enfrentados nos voos presidenciais, inclusive, servem de endosso ao discurso de ser necessária a aquisição de novos aviões para o transporte de autoridades.
Histórico da aeronave
A FAB realizou uma licitação para a aquisição do modelo, considerando a possibilidade de futura adaptação para uma versão focada na atuação militar. A vencedora da disputa foi a companhia aérea brasileira Azul, que forneceu dois Airbus A330-200 ao preço de US$ 80,581 milhões à época.
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Quero receberBatizada como MRTT, da sigla em inglês Multirole Tanker Transport (avião multimissão de transporte e reabastecimento em voo), essa adaptação permite ao A330 cumprir diversas funções militares, restritas a poucos modelos ao redor do mundo.
Na FAB, o avião servirá para transporte de pessoas e cargas, além de atuar como posto de reabastecimento em voo. Por esse motivo, foi batizado como KC-30, já que, no mundo militar, aeronaves designadas com a letra K costumam ser aviões-tanque, e com a letra C, aviões de carga/transporte.
Desde que foi incorporado à frota da FAB, o KC-30 participou de diversas missões humanitárias e de apoio. Entre elas, destacam-se:
- Operação Raízes do Cedro (2024): Missão de resgate de brasileiros no Líbano após ataques de Israel ao país do Oriente Médio.
- Campanha Todos Unidos pelo Sul (2024): Missão de transporte de mantimentos e equipes para apoiar a população afetada pelas chuvas no Rio Grande do Sul.
- Operação Repatriação (2023): Após um forte terremoto no Líbano, o KC-30 foi empregado para o envio de bombeiros, profissionais da área médica e da Defesa Civil, além de cerca de 10 toneladas de carga para apoio humanitário e missões de busca e resgate de vítimas. Na volta, foi realizada a repatriação de brasileiros e estrangeiros afetados pelo desastre.
- Operação Voltando em Paz (2023): Repatriação de brasileiros que estavam em Israel após os ataques do grupo terrorista Hamas.
Aeronave de apoio vai na frente
Uma ou duas aeronaves de apoio costumam viajar antes da comitiva com o presidente Lula para os países onde ele fará visitas. Esses aviões são chamados de VC-2, dois Embraer 190 batizados como Bartolomeu de Gusmão e Augusto Severo.
Neles, viajam diversos agentes responsáveis por garantir o sucesso da viagem, como:
- Integrantes do Itamaraty (responsável pela diplomacia brasileira)
- Equipe de comunicação
- Seguranças
- Equipe médica
- Profissionais de logística
Se a aeronave presidencial apresentar algum problema, o mandatário pode retornar no VC-2.
Embora seja menor e não tenha quarto ou banheiro privativo, o VC-2 possui uma estrutura adequada para voos de menor duração. Seu interior é dividido em quatro ambientes:
- Cabine presidencial
- Cabine de descanso do presidente
- Área de descanso da tripulação e estação de rádio
- Cabine de passageiros, com 32 poltronas
O VC-2 conta com dois banheiros, sendo um privativo para o presidente da República. Essa aeronave ainda possui um sistema de comunicação via internet para uso durante o voo.
Ficha técnica
Envergadura: 60 metros
Comprimento: 58,8 metros
Altura: 17,4 metros
Velocidade: Até 995 km/h
Capacidade: Até 238 passageiros
Carga: Até 45 toneladas
Autonomia: 14,5 mil quilômetros de distância
Peso máximo de decolagem: 233 toneladas
Curiosidades: Modelo é o maior avião já operado pela FAB. Ele também é capaz de ser convertido para atender a outras missões, como de reabastecimento em voo ou transporte de cargas
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