IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Ação da Light avança na Bovespa após ocupação da Rocinha

Vista geral da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro - Ricardo Moraes/Reuters
Vista geral da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro Imagem: Ricardo Moraes/Reuters

Do UOL Economia, em São Paulo

16/11/2011 16h15

A ação da Light operava nesta quarta-feira (16) entre as maiores altas do Ibovespa, de quase 4%, com a ocupação da favela Rocinha, no Rio de Janeiro, elevando as expectativas de que a empresa reduza as perdas de energia.

Às 16h00, o papel da distribuidora de energia subia 3,68%, a R$ 27,89, enquanto o principal índice da bolsa tinha alta de 0,67%.

"A ocupação da Rocinha diminui o risco operacional da empresa, principalmente por roubo de energia", explicou o membro da equipe de análise da UM Investimentos Thomas Chang.

A analista Rosângela Ribeiro, da SLW Corretora, lembrou que a perda de energia é um dos maiores problemas da Light. "Isso pode contribuir para reduzir as perdas", disse ela.

As perdas não técnicas de energia elétrica pela Light nos 12 meses até setembro totalizaram 5.299 GWh, representando 40,7% na metodologia sobre a energia faturada no mercado de baixa tensão, segundo informou a empresa ao divulgar o balanço do terceiro trimestre.

O analista Ricardo Justo, da Lopes Filho, também atribui a alta da ação da Light à ocupação da Rocinha, mas demonstrou cautela.

"Essas tomadas de comunidades permitem a instalação de uma rede blindada e medidores", lembrou. "(A Rocinha) é uma favela isolada grande. Se chegarem ao complexo de favelas Maré, é mais relevante", ressaltou.

Outro fator que poderia contribuir para alta desta sessão é o fato de a ação da Light ter entrado no índice MSCI para América Latina.

(Com informações da Reuters)