PUBLICIDADE
IPCA
0,64 Set.2020
Topo

Cotações

Dólar sobe 0,33% e fecha a R$ 3,396, influenciado pelos preços do petróleo

Do UOL, em São Paulo

29/11/2016 17h07

dólar comercial fechou esta terça-feira (29) em alta de 0,33%, cotado a R$ 3,396 na venda. 

Apesar do avanço de hoje, a moeda norte-americana acumula queda de 0,52% na semana. No mês, tem valorização de 6,45% e, no ano, baixa de 13,99%. 

Na véspera, o dólar havia caído 0,85%.

Queda do petróleo

O dólar foi influenciado pela queda nos preços do petróleo no mercado global. Há sinais de que os principais exportadores da matéria-prima estejam com dificuldades para chegar a um acordo sobre corte na produção.

A Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) se reunirá nesta quarta-feira em Viena em busca de implementar um acordo, anunciado em setembro, para reduzir a produção em cerca de 1 milhão de barris por dia. O objetivo é reduzir o excesso de oferta mundial do produto.

"Há nervosismo com a reunião da Opep, porque as pessoas não acreditam muito nas chances de um acordo, mas há também desconforto com a situação política (brasileira)", disse o diretor de operações da corretora Mirae, Pablo Spyer, à agência de notícias Reuters.

PEC dos gastos públicos

No Brasil, estava prevista para acontecer ainda hoje a votação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que limita o crescimento dos gastos públicos em primeiro turno no Senado.

A votação ganhou ainda mais importância porque pode mostrar se o governo conseguiu acalmar a crise política que na semana passada levou à demissão de Geddel Vieira Lima da Secretaria de Governo e atingiu também o presidente Michel Temer.

Atuação do BC

O Banco Central brasileiro não atuou no mercado de câmbio, sem anunciar leilões de swap cambial (contratos de dólar no mercado futuro) pela quarta sessão seguida.

(Com Reuters)

Mais sobre Bolsa e dólar

  • UOL

    Direto da Bolsa

    Dólar e Bolsa são influenciados pelas notícias do dia. Leia os destaques de hoje aqui

  • Thinkstock

    UOL Invest

    O simulador de Bolsa UOL Invest é grátis e permite que você aprenda como investir e concorra a tablets e passagens aéreas. Acesse por computador e tablet (clique nesta mensagem) ou celular (digite ou copie: uolinvest.economia.uol.com.br)

  • Alex Almeida/Folhapress

    Consulte suas ações

    Quer saber o preço de suas ações preferidas? Consulte o UOL Cotações, veja gráficos no formato que quiser, desempenho no dia e histórico de 1 ano. Acesse por computador e tablet (clique nesta mensagem) ou celular (digite ou copie: http://uol.com/bfdNjz)

  • Shutterstock

    Histórico do dólar

    Precisa saber quanto estava custando o dólar, o euro, o peso argentino um tempo atrás? Veja o histórico do UOL Cotações de até 1 ano para as principais moedas do mundo. Acesse grátis por computador e tablet (clique nesta mensagem) ou celular (digite ou copie: http://uol.com/bwdPmd)

Cotações