Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Dólar e Bolsa caem após discurso de presidente do Banco Central dos EUA

O real foi a moeda de melhor desempenho global nesta sessão - Getty Images
O real foi a moeda de melhor desempenho global nesta sessão Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo*

26/08/2022 17h21

Tanto o dólar comercial quanto a Ibovespa principal índice da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, caíram hoje. A moeda americana recuou 0,67% e ficou cotada a R$ 5,078. A Bolsa encerrou o pregão a 112.298,86 pontos, uma queda de 1,09%.

O cenário foi impactado pela discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos. Ele afirmou hoje que a economia norte-americana precisará de uma política monetária apertada "por algum tempo" para controlar a inflação.

Logo após a declaração de Powell, o dólar chegou a oscilar bastante, mas confirmou a baixa ao longo da tarde.

O real foi a moeda de melhor desempenho global nesta sessão e teve a companhia, ainda que a alguma distância, de pares latino-americanos como peso chileno e sol peruano.

No panorama geral, porém, o dólar continua perdendo força ante o real. Na variação semanal, a moeda recuou 1,08%, na mensal, 1,20% e na anual, 8.32%.

O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial. Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.

Bolsa cai mais de 1%

Na variação semanal, o Ibovespa subiu 0,72%, na mensal caiu 0,41% e na anual aumentou 7,13%.

Pelo segundo dia consecutivo, a Alpargatas (ALPA4), marca que controla a Havaianas, teve a maior alta, disparando 7,66%. Ela foi seguida por Pão de Açúcar (PCAR3), com um aumento de 3,22%, e Cielo (CIEL3), com com alta de 1,90%.

Na outra ponta, o grupo Natura (NTCO3) foi o que mais caiu 6,55%. Em seguida, vem a Usiminas (USIM5), com queda de 6,35%. Ontem, empresas de energia já tinham se destacado negativamente. Completando o trio das maiores baixas está a Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA3), que recuou 5,89%.

*Com Reuters