Esse conteúdo é antigo

Dólar fecha a R$ 5,035 com guerra e após dados de varejo dos EUA; Bolsa cai

O dólar comercial encerrou a sessão desta terça-feira (17) quase estável, com queda de 0,04%, cotado a R$ 5,035.

Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), encerrou a sessão em queda de 0,54%, aos 115.908,43 pontos.

Guerra e dados dos EUA estão no radar do mercado

O mercado acompanha a divulgação dos dados mais fortes do que o esperado dos Estados Unidos. Investidores também monitoram a guerra no Oriente Médio e aguardam por falas do chair do Federal Reserve (Fed; banco central dos EUA), Jerome Powell.

Dados divulgados mais cedo mostraram que as vendas no varejo dos Estados Unidos aumentaram mais do que o esperado em setembro, à medida que as famílias aceleraram as compras de veículos e gastaram mais em restaurantes e bares, sugerindo que a economia encerrou o terceiro trimestre com força.

Leituras que mostram resiliência da atividade costumam impulsionar apostas em juros mais altos por mais tempo. É preciso restringir a economia para controlar a inflação - se a economia está bem, o aperto pode durar mais tempo. Custos de empréstimo elevados nos EUA, por sua vez, costumam redirecionar investimentos de mercados emergentes para o seguro mercado de renda fixa norte-americano.

Nesse contexto, o mercado aguarda discurso do chair do Fed, Jerome Powell, agendado para quinta-feira (19). Isso pode oferecer mais pistas sobre a trajetória de política monetária.

Guerra também tem impactos. "Ainda há a pauta do conflito no Oriente Médio permeando os negócios, mas de forma marginal", acrescentou Fernando Bergallo, diretor de operações da FB Capital. Os bombardeios a Gaza continuaram durante a última noite, enquanto Israel — que iniciou uma intensa campanha de ataques contra o enclave após o ataque do Hamas em 7 de outubro — segue impedindo a entrega de ajuda humanitária a civis.

O foco do mercado fica agora sobre os esforços da comunidade internacional para conter o conflito, com destaque para a visita do presidente dos EUA, Joe Biden, a Israel, marcada para quarta-feira (18).

O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial (saiba mais clicando aqui). Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, a referência é o dólar turismo, e o valor é bem mais alto.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.