Conteúdo publicado há 8 meses

Dólar cai a R$ 5,041 com expectativa para juros nos EUA e no Brasil

O dólar fechou a terça-feira (31) em queda de 0,11%, vendido a R$ 5,041. Mesmo com o desempenho de hoje, a moeda americana fecha outubro com alta acumulada de 0,29%.

Já o Ibovespa subiu 0,56%, chegando aos 113.161,23 pontos. No mês, porém, o principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3) recuou 2,92%.

O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial (saiba mais clicando aqui). Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, a referência é o dólar turismo, e o valor é bem mais alto.

O que aconteceu

Mercado faz ajustes antes de reunião de política monetária nos EUA. Os investidores aguardam pelo fim da reunião do Fed (Federal Reserve, o Banco Central americano), que amanhã (1º) anuncia sua decisão sobre os juros nos Estados Unidos. A expectativa é de que a autoridade monetária mantenha a taxa básica de juros no patamar de 5,25% a 5,50% — o maior desde 2001. Em geral, quanto mais rígido é o Fed, mais o dólar tende a se beneficiar globalmente.

Analistas ainda esperam por sinalizações sobre o futuro dos juros americanos. "Uma vez que não é esperada nenhuma alteração, as atenções estarão voltadas para a sinalização dos próximos passos da autoridade [Fed]", disse o departamento de pesquisas e estudos econômicos do Bradesco em relatório.

Investidores também acompanham a reunião sobre juros no Brasil. Além do encontro do Fed, também se reúne o Copom (Comitê de Política Monetária) do BC brasileiro. Economistas consultados pela agência Reuters preveem um corte na Selic, de 12,75% para 12,25% ao ano. Os riscos externos — como a guerra em Israel, por exemplo — devem basear a decisão do Copom de seguir adotando cautela para reduzir os juros.

Juros altos fizeram empresas de varejo despencarem na Bolsa no último ano. Veja quais foram as empresas com a maior queda em valor na Bolsa dos últimos 12 meses.

(*Com Reuters)

Deixe seu comentário

Só para assinantes