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O UOL reuniu os conselhos de 21 empresários bem-sucedidos, como Alberto Saraiva (Habib's), Fabio Hering (Cia.Hering) e Miguel Krigsner (O Boticário), para ajudar quem quer abrir a própria empresa ou está dando os primeiros passos no mercado; clique nas imagens acima para ver o que eles dizem Arte UOL Mais

O fundador do Habib's, Alberto Saraiva, tem como principal produto de sua rede a esfiha; ele indica aos novos empreendedores que apostem em uma mercadoria ou serviço, sem esquecer de oferecer complementos ao pedido do cliente: "tenha um produto chamariz para o seu negócio", diz Arte/UOL Mais

O sócio da agência de viagens Viajanet Alex Todres diz que não adianta criar um produto revolucionário se o empresário não souber para que ele serve ou como funciona; "não tente apenas inventar a roda. É melhor que você saiba como fazê-la girar", afirma Arte/UOL Mais

Para o fundador da Prática Fornos, André Rezende, o empreendedor precisa ter uma dose de intuição aliada à estratégia; "intuição é importante e necessária, mas não suficiente. A preparação e o estudo são fundamentais para o desenvolvimento de um negócio", diz ele no livro "Vai Que Dá", da editora Portfolio-Penguin Arte/UOL Mais

Bel Pesce, fundadora do site de cursos FazInova, afirma que para ter sucesso é precisso correr riscos calculados; "em geral, as únicas pessoas que não cometem erros são aquelas que não estão correndo riscos suficientes. Como empreendedor, você terá de aprender a lidar com alguns fracassos", declara Arte/UOL Mais

Bento Koike, fundador da Tecisis Tecnologia, afirma no livro "Vai Que Dá" que o grande empresário deve enfrentar os problemas em vez de ignorá-los; "não se livre do problema, esse é o caminho mais fácil. Procure resolvê-lo, pois esse é o caminho virtuoso" Arte/UOL Mais

Para o bilionário Carlos Alberto Sicupira, sócio da Ambev, negócios bem-sucedidos precisam ser bem estruturados, evitar desperdícios e prezar pela excelência; "gaste menos do que seus concorrentes e trabalhe mais do que eles", diz ele no livro "Vai Que Dá" Arte/UOL Mais

No livro "Vai Que Dá", Darci Schneid, fundador da Sirtec Sistemas Elétricos, destaca a importância de ter metas; "todo empreendedor precisa ter clareza de seus objetivos no longo prazo. O caminho até lá não será percorrido em linha reta, mas não se pode perdê-los de vista." Arte/UOL Mais

Para David Portes, palestrante, ex-camelô e dono da agência DMarketing, boas ideias são comuns, mas só chega ao sucesso quem as coloca em prática; "o grande empreendedor é aquele que passa do pensamento para a ação e faz as coisas acontecerem. O que é pior: arrepender-se de algo que fez ou do que não fez?", questiona Arte/UOL Mais

Sócio da agência Acesso Digital, Diego Martins, no livro "Vai Que Dá", recomenda planejamento para ter um negócio de sucesso; "mesmo que a empresa seja pequena, é necessário ter um orçamento, metas claras e ambiciosas e o modelo de negócios bem definido para atingi-las" Arte/UOL Mais

A dica de Expedito Eloel Arena, sócio da Casa do Construtor, é: "o lucro da empresa vem como consequência e não deve ser o único objetivo. Você deve ser feliz com aquilo que faz"; no livro "Vai que Dá", ele diz que a empresa tem mais chances de se perpetuar quando o empresário gosta do que faz Arte/UOL Mais

Para o presidente da Cia. Hering, Fabio Hering, o empreendedor deve gostar do seu trabalho e, acima de tudo, conhecer a história da empresa e os resultados alcançados; "o empreendedor precisa se orgulhar da sua atuação", afirma Arte/UOL Mais

Marcus Abdo Hadade, sócio da agência de marketing Arizona, diz no livro "Vai Que Dá" que um empresário de sucesso não pode perder tempo se lamentando quando algo sai errado; "o empreendedor tem o direito de ficar triste, mas a tristeza só pode durar um dia. Depois, é necessário se reerguer e retomar a atitude positiva" Arte/UOL Mais

Miguel Krigsner, fundador da marca de cosméticos O Boticário, diz: "uma empresa sólida não é construída de uma hora para outra. É preciso ter paciência para entender e aceitar isso como um processo natural"; segundo ele, é comum empreendedores, especialmente no início do negócio, esperarem resultados e lucro rápidos Arte/UOL Mais

Ex-atleta olímpico, Pedro Chiamulera, fundador da ClearSale, diz que, como no esporte, o empresário precisa atingir metas; "como atleta, se você não conseguir bater o índice, não vai para a competição e não tem desculpa. Com a empresa é a mesma coisa, você tem de entregar o que prometeu, sem desculpas" Arte/UOL Mais

Para Peter Thiel, cofundador do PayPal, "sorte é apenas uma desculpa para não trabalhar duro"; em entrevista ao site Business Insider, ele diz que quando o empresário se apega à sorte, deixa de pensar em soluções que façam a empresa seguir por caminhos mais seguros e previsíveis Arte/UOL Mais

Segundo Rafael Biasotto, fundador da franquia Uatt?, uma empresa de sucesso deve buscar diferenciais o tempo todo; "inove-se sempre, transcenda o que já existe no mercado e dedique-se de coração", diz ele no livro "Vai Que Dá" Arte/UOL Mais

O fundador da franquia China in Box, Robinson Shiba, afirma que o sucesso só vem para aqueles que colocam suas ideias em prática e não esperam a oportunidade cair no colo; "o empreendedor precisa ter coragem e proatividade. Não pode ficar parado e deixar os planos apenas no papel", diz Arte/UOL Mais

Rogério Gabriel, fundador da Prepara Cursos, diz ter perdido R$ 10 milhões quando sua primeira empresa faliu; no livro "Vai Que Dá", ele conta a lição aprendida: "não abandone o negócio na primeira dor de barriga, mas não se apegue a ele se não enxergar viabilidade. Imponha limites para as perdas e os respeite" Arte/UOL Mais

Encantar a clientela é um dos segredos do sucesso apontado por Ronaldo Lacerda, sócio da Tênis Lynd; "surpreenda seu cliente e cause nele uma boa impressão. Seu produto deve estar acima das expectativas de quem vai comprá-lo" Arte/UOL Mais

Sônia Hess, presidente da camisaria Dudalina, sempre sonhou em transformar a empresa fundada pelos pais em uma grande companhia; para alcançar o sucesso, ela diz que é preciso perseguir objetivos: "sonhe o sonho pronto. Se deseja alguma coisa, imagine, vivencie e se empenhe em conseguir" Arte/UOL Mais

Para a criadora do Instituto Beleza Natural, Zica Assis, ter amor pelo ramo e se dedicar a resolver o problema da clientela são pilares importantes para construir uma empresa de sucesso; "a paixão pela atividade é fundamental. Não adianta começar um negócio pensando apenas em ganhar dinheiro" Arte/UOL Mais

Veja dicas de 21 empresários para construir um negócio de sucesso

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