Bolsas

Câmbio

Após reality do UOL, empresário vende 20% mais e economiza R$ 150 mil

Do UOL, em São Paulo

Aumento de 20% nas vendas e economia real de R$ 150 mil ao ano: esses foram os resultados alcançados pelo empresário Alcyr da Silva Ferreira Neto, 35, dono da loja Empório do Lazer, com sua participação no reality show de negócios Impulso Digital, idealizado pelo UOL E-commerce

"Em um ano com crise, em que a economia está ruim, em que todo mundo estava prevendo os piores cenários, a gente só tem que comemorar e agradecer o que foi o projeto", diz. 

Os resultados foram construídos ao longo de dez meses de consultorias e muito trabalho. A redução de custos foi alcançada com ações simples, como acabar com o frete grátis, que consumia a margem de lucro de alguns produtos, e com a substituição da entrega pelos Correios pela opção do carro próprio e transportadora. 

Vendeu 30% mais no Natal e contratou

O empresário aprendeu a controlar o fluxo de caixa e, com a venda de um carro para injetar capital de giro na empresa, deixou de pagar as altas taxas de juros da antecipação de recebíveis do cartão de crédito e do cheque especial para o pagamento de fornecedores. 

Com a economia alcançada, ainda contratou novos funcionários, sem aumentar custos. Aprendeu a fazer marketing e publicidade online e conseguiu os melhores resultados já obtidos até então com datas especiais para o comércio, como a Black Friday e o Natal. 

"Começamos a anunciar no e-mail marketing as promoções para o Natal, iniciamos um trabalho no Facebook, garantimos entrega em até 48 horas para a Grande São Paulo. A gente faturou 30% mais, comparado a igual período do ano anterior", diz o empresário. 

Material de apoio está disponível grátis

Durante os dez meses de projeto, foram feitos mais de 45 vídeos com dicas para empreendedores, 4 webinars (tipo de conferência via web), além de infográficos e planilhas disponíveis gratuitamente no site (http://zip.net/blrwGc, url encurtada e segura), que continuarão online. Os episódios tiveram mais de 500 mil visualizações apenas no YouTube. 

"Conseguimos mostrar para o público em geral e para o pequeno e médio empreendedor que com um pouco de conhecimento e disciplina é possível perseverar e ter sucesso no mundo digital", diz Ricardo Dutra, diretor do UOL.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos