Com arena teen, Virada Empreendedora mira jovens e ensina a ser 'YouTuber'

Larissa Coldibeli

Colaboração para o UOL, em São Paulo

  • Divulgação/Gustavo Munis/Agência ClickED

    "Luta" de start-ups é uma das atividades da Virada Empreendedora, em São Paulo

    "Luta" de start-ups é uma das atividades da Virada Empreendedora, em São Paulo

A Virada Empreendedora chega à 6ª edição com 24 horas de programação, em São Paulo, para quem tem ou quer ter o próprio negócio. Para atrair os jovens, neste ano o evento terá uma arena exclusiva para adolescentes de 10 a 17 anos (é necessário levar uma autorização por escrito do responsável) e falará de um novo caminho no empreendedorismo que tem despertado cada vez mais interesse: os 'YouTubers' profissionais.

São pessoas que produzem e compartilham vídeos próprios na plataforma e conseguem fazer dinheiro com isso. A grande audiência desses canais e a possibilidade de falar com um público jovem, que consome cada vez mais conteúdo pela internet, tem atraído o interesse de empresas para anúncios.

As possibilidades de faturamento para os produtores de conteúdo são várias. "Vão desde a citação de marcas e produtos nos vídeos, patrocínio mensal do canal, avaliações de produtos até a criação de conteúdo exclusivo para marcas", diz Ariel Alexandre, 32.

Ele fará a palestra "Contrate ou seja um 'YouTuber' profissional" na Virada Empreendedora. O evento acontece em São Paulo, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), das 14h do sábado (16) às 14h do domingo (17). Os ingressos custam R$ 120. A expectativa é atrair 2.500 pessoas, com atrações que vão desde "batalhas" de start-ups a mentorias com profissionais. 

Site facilita contato entre 'YouTubers' e empresas

Alexandre fundou o Videolog em 2004, um dos sites pioneiros em compartilhamento de vídeos, e está lançando o Celebryt's, uma plataforma online para ajudar empresas a encontrar os melhores 'YouTubers' para seus anúncios na internet.

É possível buscar por tema, preço, audiência, entre outros. O site usa um algoritmo que monitora em tempo real os diversos canais do YouTube, oferecendo várias opções ao contratante.

Alexandre diz que, atualmente, o caminho comum para empresas contratarem 'YouTubers' para ações de publicidade são as agências tradicionais. "O pequeno empresário, muitas vezes, considera isso um impeditivo, por achar que custa caro ou por não receber resposta se for fazer um investimento baixo."

Cachês vão de R$ 1.100 a R$ 1 milhão

Ele diz que o preço médio praticado no mercado para uma ação publicitária com 'YouTubers' é a partir de R$ 1.100.  "Há cachês que chegam a R$ 1 milhão, no caso de celebridades da internet", afirma.

Mas, para ter sucesso com vídeos na internet e se destacar entre tantos canais, é preciso dedicação, segundo Alexandre. "Se a ideia é viver disso, é preciso virar empreendedor e se dedicar. É necessário se formalizar como produtor de conteúdo, ter um CNPJ, planejar e estudar o assunto, como em qualquer outro negócio." 

Planejar e ter rotina ajudam a ter sucesso

O planejamento inclui a definição do público-alvo, dos temas que serão abordados, da frequência com que os vídeos serão feitos e de que forma. Estudar os melhores equipamentos de áudio e vídeo e softwares de edição também faz parte do processo, segundo Alexandre.

"Se a ideia for falar de todos os assuntos, o vlog [blog em vídeo] é uma boa opção. É possível falar do seu dia a dia, se ele for interessante, e atrair seguidores. Se quiser falar com propriedade sobre um assunto específico, defina um nicho e aborde com um viés diferente", declara.

Ele diz que os posts devem ser regulares, se possível, diários. "Em geral, para os anunciantes não importa a audiência geral do canal e, sim, a quantidade de visualizações de cada vídeo do último mês. É isso que vai servir de referência para o alcance da ação. E, para ter audiência, é necessário ter conteúdo novo com frequência."

Serviço:

Virada Empreendedora

Data: 16 e 17 de abril, das 14h às 14h

Local: FGV - Rua Itapeva, 432 - Bela Vista - São Paulo - SP

Inscrições: R$ 120

Site: http://zip.net/bps9bT (url encurtada e segura)

Especialista explica como empreender sem medo

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos