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Olivier Anquier diz que fama não garante sucesso e dá dicas de negócio

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Imagem: Divulgação

Márcia Rodrigues

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/02/2017 04h00

O chef de cozinha e apresentador de TV Olivier Anquier é famoso por suas receitas e por comandar três restaurantes na cidade de São Paulo - o L’Entrecôte d’Olivier, que tem  unidades nos bairros Jardins e Itaim, e o Esther Rooftop, no centro da capital.

Para ele, ser famoso não garante o sucesso dos negócios. "É preciso ter perfil empreendedor e se dedicar ao negócio o tempo todo. Afinal, como diz um ditado brasileiro 'são os olhos do dono que engordam o boi'." O chef listou seis dicas para um empreendedor ter sucesso no ramo da gastronomia. Confira:

1 - Ambiente acolhedor

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Imagem: Maunka /iStock

Para o chef, o restaurante precisa ser bonito por fora e ter um ambiente muito acolhedor porque é a sua aparência que vai atrair o cliente

"Seja para se alimentar rapidamente na hora do almoço ou para desfrutar de um jantar mais tranquilo, quem entra em um estabelecimento quer ser acolhido e se sentir bem. Caso contrário, compraria os itens no supermercado para cozinhar e comeria em casa."

2 - Bom atendimento

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Imagem: puhhha /iStock

Anquier diz que o atendimento faz parte do alicerce do estabelecimento. "Ele precisa ser primoroso, mas na medida certa para o cliente se sentir único e não ser incomodado com o exagero, por exemplo." O chef diz que no Brasil é comum os garçons se sentirem inferiores por causa da grosseria de alguns clientes, o que acaba prejudicando o atendimento.

"Nos meus restaurantes isso não acontece porque eu me coloco no lugar deles. Eu recepciono os clientes, sirvo as mesas e transmito a igualdade que trabalhamos tanto para os profissionais como para os clientes. Isso torna o clima mais agradável e desarma qualquer pessoa que esteja num mau dia."

3 - Pratos elaborados

Carne assada com tomate e cogumelos em um prato branco - KazanovskyAndrey/iStock - KazanovskyAndrey/iStock
Imagem: KazanovskyAndrey/iStock

O cardápio deve ser bem elaborado e sempre trazer novidades, segundo o chef.  "Na culinária francesa, por exemplo, valorizamos muito os molhos. Há vários restaurantes no Brasil que servem o entrecôte [corte de carne usado para bifes] com batata. O que vai diferenciar o seu prato dos demais é a forma como ele é feito e o molho."

4 - Apresentar novidades

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Imagem: shutter_m/iStock

Para o chef, empreender significa ter coragem e ousadia para apostar em um negócio e ter sucesso. "Não adianta copiar um negócio que já tem sucesso. O fato de ele ir bem não significa que o seu também irá. É preciso inovar. Claro que você tem de olhar o que o vizinho faz, mas você deve ver o que está faltando no mercado e construir o seu projeto."

5 - Participar do dia a dia

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Imagem: gpointstudio

Anquier acredita que, quando se empreende, independentemente da área, é preciso estar atento ao negócio como um todo. "O sucesso está diretamente ligado à dedicação do empresário. Não é porque a empresa está bem que o dono pode deixá-la nas mãos dos funcionários. Só ele sabe o que é preciso fazer pela empresa. E isso não dá para delegar."

6 - Valorizar a equipe

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Imagem: Wavebreakmedia/iStock

O empresário afirma que montar uma boa equipe e valorizar cada profissional é fundamental para o negócio. "Para você ter um bom serviço, um ambiente aconchegante e um astral positivo, que vai te trazer o sucesso, o seu colaborador também precisa estar feliz, se sentir orgulhoso do que faz e, principalmente, sentir-se respeitado."

Anquier diz que é comum, no meio gastronômico, alguns chefs manterem suas receitas secretas com medo de o funcionário ir embora e roubá-la. "Você tem de passar o seu conhecimento por completo, não em pedaços. Como você fará um funcionário feliz se ele sabe sobre a sua desconfiança? Ele só vai embora se não se sentir valorizado."

Onde encontrar:

Olivier Anquier - http://www.olivieranquier.com.br/novo/

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