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Mesmo que você venda brigadeiro a R$ 5, deve saber custo para não quebrar

Alberto Ajzental

  • Getty Images

João pretende montar um quiosque em shopping center. Vai vender brigadeiros feitos pela sua esposa, cozinheira de mão cheia. Ele prefere não ter um negócio de rua, por conta da segurança, e sabe que os clientes, os funcionários das lojas e os da administração do shopping podem vir a ser seus clientes.

Ele andou lendo as colunas escritas pelo Alberto no UOL e já sabe quanto terá que investir inicialmente (precisará de R$ 50 mil para montar o quiosque e para o estoque inicial e já tem uma previsão de receitas de R$ 50 mil), pois pesquisou operações parecidas de negócios com brigadeiros, bolos e doces em outros shoppings centers.

Agora chegou a hora de ele calcular a previsão de despesas. João sabe que as despesas podem ser divididas entre fixas e variáveis.

Como calcular as despesas fixas e variáveis

As despesas fixas são aquelas que não variam em função de algum outro fator. O aluguel que João pagará é de R$ 5.000 por mês. Como terá três funcionários, sua despesa será de R$ 5.000 de custo direto.

De custo indireto, como taxas e impostos relacionados aos funcionários, pelas suas contas (que ainda serão validadas pelo seu contador) estima, num cálculo grosseiro, ter que desembolsar outros R$ 4.000. De energia elétrica, colocou em sua planilha R$ 250 e, de custos de manutenção com o quiosque, estimou R$ 750. Assim, a soma de custos fixos é de R$ 15 mil por mês.

João acredita que venderá 10 mil brigadeiros por mês a um preço de R$ 5 cada; daí sua estimativa de faturamento de R$ 50 mil, como mencionado anteriormente.

As despesas variáveis são aquelas como o próprio nome indica: variam. Estas variam em função de outro fator. João não sabe com exatidão quanto gastará na compra de brigadeiros de sua esposa nem de embalagens por mês, pois suas vendas são uma estimativa, mas sabe seu custo unitário.

Sua esposa vai vender os brigadeiros para ele por R$ 1 a unidade. João deverá ainda gastar R$ 1 com a embalagem de cada um. Assim, a venda de cada brigadeiro carrega um custo de R$ 2 por unidade. Este custo também pode ser chamado de CMV ou Custo da Mercadoria Vendida. Quanto mais brigadeiros João vender, maior será o gasto em termos absolutos com CMV. Como ele projeta vender 10 mil brigadeiros por mês, aponta um custo de R$ 20 mil mensais com CMV.

João já entendeu que terá R$ 15 mil de despesas fixas mais R$ 20 mil de despesas variáveis por mês, somando R$ 35 mil da receita prevista de R$ 50 mil. Mas ainda não realizou os cálculos de taxas e impostos, pois não entende nada deste assunto, e estes mesmos também podem ser fixos e variáveis. Como o sistema tributário brasileiro é complexo, para não dizer complicado, ele vai conversar com um contador que vai lhe explicar como definir o sistema que seu negócio se enquadra e como se darão as alíquotas.

O cálculo das despesas é relativamente mais simples do que o cálculo das receitas. Isso porque parte do cálculo das despesas é conhecida e fixa. Porém, uma parte das despesas é variável, em geral em função das próprias vendas, que tem que ser estimada.

Alberto Ajzental é engenheiro civil pela Poli-USP e mestre e doutor pela Eaesp-FGV. Foi e é professor de estratégia de negócios, marketing e de economia nas escolas ESPM-SP e Eesp-FGV. Autor dos livros A Construção de Plano de Negócios (Ed. Saraiva), História do Pensamento em Marketing (Ed. Saraiva) e Complexidade Aplicada à Economia (Ed. FGV).

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