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Órfão de pai, começou a lavar carro aos 13 e, aos 26 anos, fatura R$ 3 mi

Alex Pinhol é dono da Webfoco, empresa de consultoria de marketing digital - Divulgação
Alex Pinhol é dono da Webfoco, empresa de consultoria de marketing digital Imagem: Divulgação

Márcia Rodrigues

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/07/2017 04h00

O empreendedor Alex Pinhol, 26, precisou ingressar no mercado de trabalho cedo. Com a morte do pai, quando ele tinha 13 anos, teve que arrumar emprego para ajudar a sua mãe a sustentar os três irmãos. Aos 17 anos, iniciou as atividades da Webfoco, que, em 2016, faturou R$ 3 milhões.

Até abrir o seu próprio negócio, Pinhol lavou carros em um lava rápido, foi balconista em uma papelaria e ajudante em uma mecânica, vendeu chip de uma operadora de celular e cursos para uma escola de cursos profissionalizantes e trabalhou como operador de telemarketing em uma agência de publicidade.

A Webfoco, em Sao Caetano do Sul, desenvolve soluções para empresas e faz consultoria de marketing digital.

Entre outras atividades, gerencia redes sociais e administra campanhas e links patrocinados no Google, com o objetivo de melhorar o posicionamento das empresas no site de busca. O lucro não foi revelado.

Tocava o negócio de dentro de seu quarto

A empresa começou a ser formatada quando Pinhol tinha 17 anos e ainda trabalhava na agência de publicidade. Em maio de 2008, ele criou o seu site e começou a tocar o negócio, paralelamente ao serviço na agência, de dentro do seu quarto.

"Eu só conclui o ensino médio, mas sempre fui autodidata. Aprendi a construir sites sozinho e comecei a oferecer o serviço para as empresas que eu conhecia no meu trabalho."

Um ano depois, já com 18 anos, ele pediu demissão da agência e oficializou a abertura da Webfoco. "Eu era menor de idade, por isso não podia fazer o registro antes."

Pinhol diz que o investimento para abrir o negócio foi necessário somente quando ele decidiu abrir uma sede, logo que formalizou a empresa. "Eu comecei a gastar R$ 250 com o aluguel. Para decorar a sala, fiz permuta com lojas de móveis e de informática. Eu criava o site deles e, em troca, conseguia os equipamentos."

Serviço mais barato custa R$ 1.999

Atualmente, Pinhol diz que sua empresa é uma Google Partner Premier. Este selo, segundo ele, é concedido para agências digitais que administram um portfólio de publicidade de links patrocinados, aqueles que são pagos para aparecer em primeiro lugar nas buscas do Google.

"Quando alguém procura o Google interessado em conseguir mais publicidade e destaque nas suas buscas, nos estamos na lista de empresas indicadas por eles para melhorar a sua performance."

Ele diz que o serviço mais barato oferecido na sua empresa é a administração de links patrocinados do Google, que custa a partir R$ 1.999 mensais. O mais caro é a consultoria de SEO ('Search Engine Optimization", sigla em inglês para "otimização de site por busca") oferecida para empresas que querem aumentar o número de visitas no seu site, vindas por meio de sites de busca. O serviço sai por R$ 6.500 por mês.

Área é promissora, diz especialista

Para Adriano Augusto Campos, consultor do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), os serviços de marketing digital, principalmente os relacionados ao aumento da performance das empresas nos sites de busca como o Google, estão em alta e são uma das áreas mais promissoras no momento.

"O  brasileiro está cada vez mais conectado, o que torna esse negócio muito atrativo, já que é preciso atrair a atenção do consumidor na internet."

Campos afirma, no entanto, que quem deseja atuar na área precisa ter muito conhecimento técnico. "Não adianta vender o serviço e não trazer resultados. É uma área que possibilita medir o desempenho e as empresas vão cobrar."

O especialista diz, também, que a concorrência no setor é grande e a tecnologia muda muito rapidamente. "O empresário não pode se acomodar e precisa buscar atualização constante."

Onde encontrar

Webfoco - http://www.webfoco.com

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