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Loja de SC em frente ao mar sobrevive à modinha e vende 18 mil cupcakes/mês

Aline Torres

Colaboração para o UOL, em Florianópolis (SC)

Mesmo que a modinha dos cupcakes tenha passado (o auge desses bolinhos atingiu o país por volta de 2011), a FairyLand Cupcakes, em Florianópolis (SC), vende cerca de 18 mil desses doces por mês.

O forte da empresa é o fim de semana: de sexta a domingo, a loja atende 1.500 pessoas, em média, e vende cerca de 4.000 cupcakes. De terça a quinta, a média de consumo fica em torno de 200 bolinhos por dia.

A empresa foi aberta há cinco anos. No ano passado o faturamento foi de R$ 1,7 milhão,18% superior ao de 2015. O lucro foi de R$ 348 mil.

Para o chef Fernando D'Aquino Machado, 29, um dos sócios da empresa, o diferencial é o padrão artesanal, com receita exclusiva da família. Os outros sócios são a sua mãe, Marisa D'Aquino, 56, e o administrador Bruno Bittencourt, 30.

Quem coordena a produção dos cupcakes é Marisa. Segundo Machado, os bolinhos são vendidos frescos. "Eles não passam de 36 horas na vitrine", diz.

Para abrir o negócio, eles investiram R$ 450 mil. O casarão onde a FairyLand funciona foi construído em terreno da família de Machado.

A localização da doceria é outro ponto forte dos negócios, dizem os sócios. Com deck de frente para o mar, a FairyLand está situada no bairro Santo Antônio de Lisboa, um ponto turístico da capital catarinense. A FairyLand Cupcakes é também uma loja "pet friendly", que aceita animais de estimação em seu interior.

Começou fazendo docinhos para festas

Aos 17 anos, Machado já fazia docinhos para festas. Na faculdade de gastronomia, em 2010, ele desenvolveu técnicas para as coberturas de cupcakes.

"No meu trabalho de conclusão de curso adaptei ícones dos Estados Unidos, como os cupcakes, para o Brasil. O mais difícil foi chegar à cobertura perfeita. Aqui o clima é outro, e a nossa manteiga tem menos gordura. Foram seis meses de testes até alcançar a textura ideal".

Mãe e filho criaram a massa dos bolinhos e começaram a fazer os cupcakes. Antes da loja, eles chegaram a fazer 600 unidades por mês para vender.

Cupcakes custam R$ 5 e R$ 8

A FairyLand oferece 14 sabores de cupcakes, além de dois sazonais, como o do Halloween (feito de abóbora) e o das festas juninas (feito de pé de moleque). Todos têm o mesmo preço: R$ 5 (pequeno) e R$ 8 (grande). A novidade, lançada há um mês, é o de fubá com goiabada e cream cheese.

A empresa oferece também outras sobremesas, como tortas, cheesecakes, waffles, brownies e sorvetes, além de salgados (sanduíches, pães de queijo, croissants, empadas, empanadas e coxinhas).

Segundo Machado, 30% do faturamento da FaryLand vem de encomendas para festas e casamentos.

Ele diz que os sócios não querem expandir o negócio ou abrir franquias. "Não acho possível manter a qualidade abrindo franquias."

Para especialista, é possível crescer e manter a qualidade

Soraya Tonelli, coordenadora regional do Sebrae na Grande Florianópolis, diz que o ponto forte é que a FairyLand  "ultrapassou os modismos de mercado com profissionalização". "Eles não escolheram os cupcakes aleatoriamente. Pesquisaram e inovaram para criar um produto diferenciado."

Outro mérito, segundo ela, é que a empresa conseguiu estabelecer uma relação de credibilidade com os clientes. "Nem todos sabem que os cupcakes são artesanais e frescos, mas percebem a qualidade", relata.

A localização é apontada por especialista como outro diferencial. "Essa é a gastronomia de experiência, muito em voga. As pessoas vão pelos cupcakes, mas também para apreciar a natureza, o pôr do sol".

A desvantagem do negócio, segundo Soraya, é a decisão dos sócios de não expandir a empresa. "É possível crescer e manter a qualidade, pois hoje existem processos bem definidos, como gestão, controle de qualidade, distribuição e logística. É sempre um ponto de alerta limitar uma empresa com potencial para o crescimento."

Onde encontrar:

FairyLand Cupcakes - https://pt-br.facebook.com/FairyLandCupcakes/

Dia Dia Express: Cupcake de matchá

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