IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Vai casar e quer comprar a casa própria? Site faz 'vaquinha' com convidados

Getty Images
Imagem: Getty Images

Claudia Varella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/10/2019 09h00

Nada de micro-ondas, faqueiro, nem experiências para a lua de mel. Os noivos podem agora transformar as cotas de presentes de casamento na parcela de entrada da casa própria. Essa é a proposta do Mude.me, uma plataforma que reúne 14 incorporadoras, como Cyrela e Vitacon. No total, são mais de 160 opções de imóvel na plataforma, todos na cidade de São Paulo.

Funciona no sistema de crowdfunding, uma espécie de "vaquinha" online: o casal estabelece a meta que deseja arrecadar para dar entrada no imóvel e mobiliar a casa, e os convidados se engajam para ajudá-los a cumprir essa meta, comprando cotas. O valor das cotas é livre.

Quando a lista é encerrada, o casal pode usar o total arrecadado para comprar um dos imóveis ou sacar o dinheiro, caso queira comprar a casa própria fora da capital paulista. Nesse caso, o Mude.me cobra uma taxa de 7% sobre o montante arrecadado.

Segundo Guilherme Sawaya, fundador do Mude.me, a plataforma não cobra taxa para o anúncio dos imóveis nem sobre a contribuição dos convidados.

"Na compra de um apartamento, o Mude.me desconta do valor arrecadado pelos noivos apenas a taxa de cartão de crédito, que vai para a operadora de cartão. E recebe das construtoras uma comissão após o fechamento da venda", disse.

O projeto tem 14 incorporadoras: Cyrela, Diálogo Engenharia, Living, Nortis, Setin, Trisul, Vibra Residencial, Vitacon, Vivaz, You,Inc, HausBau, Mundo Apto, Rizk Empreendimentose SKR Arquitetura.

A página dos noivos na plataforma pode ser personalizada, com a inclusão de outros serviços, como disparo de "Save the Date" (ferramenta de confirmação de presença) por WhatsApp ou Facebook e uma seção em que eles podem trocar dicas sobre a cerimônia de casamento (floristas, fotógrafos e DJs, por exemplo) com outros casais da mesma região.

Onde encontrar:

Mude.me - https://site.mude.me/

Quer saber mais informações e dicas sobre economia e finanças pessoais de um jeito fácil de entender? Siga @uoleconomia no Instagram!

Setor imobiliário se adapta e oferece 'apertamentos'

Band Notí­cias