Congresso promulga hoje a PEC que amplia direitos das domésticas
O Congresso Nacional reúne-se nesta terça-feira (2) às 18h no Plenário do Senado para promulgar a emenda constitucional que garante aos empregados domésticos direitos já assegurados aos demais trabalhadores.
A PEC (Proposta de Emenda Constitucional) foi aprovada por unanimidade no Senado, em segundo turno, na última terça (26). A votação terminou com 66 votos a favor e nenhum contra. As novas regras entram em vigor na data da publicação da emenda no “Diário Oficial”.
Alguns direitos têm aplicação imediata, como a jornada de trabalho de 44 horas semanais, enquanto outros, como o pagamento do FGTS, ainda precisam ser regulamentados.
No último dia 28, o ministro do Trabalho, Manoel Dias, disse a PEC será regulamentada em até 90 dias. Uma comissão foi formada para acelerar o processo no MTE.
Há no Congresso diversos projetos de desoneração para reduzir o impacto dos encargos para os empregadores. Entre eles, há estudos para que o FGTS possa ser declarado no imposto de renda.
Atualmente, há mais de 7 milhões de empregados domésticos no país. Apenas um em cada sete tem carteira assinada no país, cerca de 1 milhão, de acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego.
(Com informações da Agência Senado e da Agência Brasil)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.