Bolsas

Câmbio

Justiça do Trabalho começa a pagar ex-funcionários da Unimed Paulistana

Do UOL, em São Paulo

  • Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo

A Justiça do Trabalho de São Paulo autorizou, na última quarta-feira (6), o pagamento de R$ 478,3 mil a 30 ex-funcionários da Unimed Paulistana. Os trabalhadores entraram com ações individuais para receber o dinheiro.

O valor é referente a multas rescisórias e multa de 40% do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

A decisão foi dada pela juíza Angela Favaro Ribas, da 77ª Vara Trabalhista de São Paulo. A publicação deve ser feita no Diário Oficial Eletrônico nos próximos dias, segundo o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região de São Paulo.

O pagamento aos trabalhadores sairá de uma conta judicial em poder da Justiça do Trabalho. Nessa conta, estão penhorados cerca de R$ 130 milhões do Fundo Garantidor de Saúde, uma reserva das empresas, exigida pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

O bloqueio do dinheiro foi feito a partir de uma ação cautelar proposta pelos sindicatos que representam os trabalhadores da Unimed Paulistana.

1.500 ações de ex-funcionários

Desde o ano passado, a Justiça recebe ações individuais de ex-funcionários da Unimed Paulistana que pleiteiam valores a receber. Atualmente, mais de 1.500 ações desse tipo tramitam no tribunal. 

Para cada ação, são conferidos documentos e valores pedidos para checar a veracidade dos fatos apresentados. 

Todos os processos são enviados para apresentação de defesa pela Unimed Paulistana e para verificação do Ministério Público do Trabalho. Por fim, o processo é julgado para, depois, havar a liberação de valores. Os alvarás das primeiras ações julgadas foram liberados nesta quarta.

Muita gente abriu mão do plano de saúde por causa da crise

  •  

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos