IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Site deixa ver benefício de empresas, como academia, cursos e trabalho fora

Thâmara Kaoru

Do UOL, em São Paulo

03/08/2018 04h00

Não é só o salário que chama a atenção de quem procura por uma nova oportunidade de trabalho. Os profissionais também querem saber quais benefícios são oferecidos pelas companhias.

A Love Mondays, plataforma em que profissionais avaliam onde trabalham, passou a permitir que funcionários listem os benefícios das empresas. Entram na relação mais de 50 tipos de benefício. Além de plano de saúde, vale-refeição e vale-transporte, dá para saber se empresas oferecem seguro de vida, previdência privada, home office (trabalho em casa), oportunidades internacionais, auxílio para estudos, subsídio para academia e até se é permitido levar os animais de estimação para o escritório.

Leia também:

“Percebemos a necessidade de ter mais informações sobre os benefícios das empresas. Já tínhamos avaliações sobre salários e ambiente de trabalho, mas vimos que faltavam avaliações de benefícios. Isso pesa bastante na decisão do profissional”, disse Luciana Caletti, CEO e cofundadora do Love Mondays.

Segundo a Love Mondays, foram coletados benefícios de mais de 10 mil empresas. “Os benefícios são tão importantes quanto os salários. Claro que, dependendo do estágio da vida, os profissionais podem valorizar mais o plano de saúde, benefícios que envolvam a família e plano de aposentadoria, por exemplo. Em outro momento, podem preferir lugares com horários mais flexíveis”, disse Luciana.

Para Thiago Xavier, gerente de produtos da empresa de recrutamento Page Personnel, os profissionais estão buscando conhecer mais as empresas.

“Eles querem saber como é a cultura daquela empresa, como é a carreira, os valores, os benefícios. As empresas estão mais transparentes e dão mais acesso a essas informações, seja através de sites ou networking. As informações estão mais disponíveis, e os profissionais também estão procurando mais.”

Como fazer a consulta

Os profissionais podem acessar até três páginas da Love Mondays sem precisar fazer cadastro. Porém, para ter acesso a todo conteúdo da plataforma, será preciso avaliar a empresa em que trabalha ou trabalhou. “Quando ele posta algum tipo de conteúdo, seja informações de benefício, ambiente de trabalho, salário ou processo seletivo, o acesso é liberado”, afirmou Luciana.

Para fazer a consulta, o profissional pode digitar o nome da empresa e, na página seguinte, clicar na aba “benefícios”. É possível ver a nota geral de satisfação dos funcionários, as avaliações e, no final da página, a lista do que a empresa oferece segundo os usuários da plataforma.

Benefícios são avaliados por funcionários

Quem informa sobre os benefícios das empresas são os próprios funcionários ou ex-funcionários. Eles podem listar o que a empresa oferece e ainda dizer qual é seu nível de satisfação com o pacote de benefícios de forma geral. Como as avaliações são dos próprios funcionários, os profissionais que fazem a consulta devem lembrar que alguns benefícios podem mudar ou, até mesmo, ter algo que ninguém listou ainda. 

Segundo Luciana, se há alguma informação incorreta, as empresas avisam a plataforma. “As informações são com base no que os funcionários relatam. Mas, a Love Mondays tem um canal de comunicação aberto com as empresas, e, se houver benefícios errados, fazemos uma dupla verificação.”

Para Xavier, sites que fornecessem essas informações são uma base para o candidato conhecer a empresa, mas, se for participar de uma seleção, vale a pena perguntar se os benefícios de que mais gostou são mesmo oferecidos. “É uma base, uma ideia. O conselho é que os profissionais chequem as informações no processo seletivo.”

Para quem não está participando de um processo seletivo, mas quer saber mais sobre a empresa, Xavier afirmou que a opção é conversar com contatos ou com a própria empresa, através das áreas de recrutamento ou redes sociais.

“Se tiver algum contato comum, busque primeiro esse caminho. Se não tiver, é possível conversar com a própria empresa pelos canais de 'trabalhe conosco', páginas de carreira ou redes sociais.”

Desafio do marshmallow ajuda a desenvolver empreendedores

UOL Notícias