IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vale e Petrobras representam 35% do volume da Bolsa; saiba ganhar dinheiro com elas

Anne Dias

Do UOL, em São Paulo

13/11/2012 18h30

Vale e Petrobras representam 35% do volume da Bolsa. Como ganhar dinheiro com elas? Para o economista-chefe da corretora Souza Barros, Clodoir Vieira, é preciso separar os raciocínios.

Para os fundamentalistas, aqueles investidores que levam em conta o histórico e as expectativas da empresa, o melhor é pensar no longo prazo. Como estará o pré-sal daqui a cinco anos, por exemplo?

Quem investiu o FGTS na Vale e na Petrobras há cerca de 10 anos, ganhou de 1.000% a 1.500%. “Nada rendeu o que esses dois papéis deram neste período”, afirma Vieira.

No curto prazo, que é o caso dos grafistas (eles analisam os gráficos de evolução das ações), é preciso ver o movimento que os dois papéis vão fazer. “Não tem um padrão para esses ações. Antigamente, ambas subiam ou caíam ao mesmo tempo. Agora, Petrobras depende de decisões políticas. A Vale depende de como está a China”, afirma Vieira.

A China é o maior consumidor dos minérios da Vale, o que faz suas ações variarem conforme o mercado chinês.

Os grafistas devem ficar de olho no volume das ações que são vendidas ou compradas.

Para Vieira, Vale e Petrobras influenciam de alguma forma todo o movimento da Bolsa de Valores. “Elas acabam influenciam as demais ações.”