IR 2019: Como devo declarar auxílio-doença?
Se você está obrigado a declarar Imposto de Renda em 2019, deve informar todo e qualquer tipo de rendimento recebido ao longo de 2018, incluindo benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Auxílio-doença é rendimento isento
Por lei, o auxílio-doença é considerado rendimento isento e deve ser informado na ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis", na linha 26 - Outros.
O valor deve ser declarado para justificar eventual aumento do patrimônio, pois todos os bens informados devem ser compatíveis com a renda declarada.
Caso você não tenha informado esses valores em anos anteriores, saiba que é possível retificar declarações dos últimos cinco anos. Para isto, você precisa fazer o download do programa da declaração do ano que deseja retificar e corrigir os dados necessários.
Benefício de dependente entra na conta
Para as declarações feitas em conjunto ou nos casos em que o titular da declaração informa seus dependentes, o valor de eventual benefício previdenciário recebido por eles deve ser informado no campo apropriado. Na Ficha de "Rendimentos Isentos e Não-tributáveis", basta selecionar a opção "dependentes" e informar o valor do respectivo auxílio recebido.
Veja também:
Tire suas dúvidas sobre IR 2019 no UOL Economia
Baixe o programa para declarar e entregar o IR 2019
Receita Federal e faculdades ajudam a fazer declaração de graça
O que é melhor: declaração completa ou simplificada?
Quem pode ser dependente e como isso reduz seu imposto?
Como pagar menos imposto ou receber mais restituição?