IPCA
0.13 Mai.2019
Topo

Imposto de renda

Dúvidas do IR 2019


IR 2019: Como devo declarar auxílio-doença?

2019-04-29T17:39:08

29/04/2019 17h39

Se você está obrigado a declarar Imposto de Renda em 2019, deve informar todo e qualquer tipo de rendimento recebido ao longo de 2018, incluindo benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Auxílio-doença é rendimento isento

Por lei, o auxílio-doença é considerado rendimento isento e deve ser informado na ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis", na linha 26 - Outros.

O valor deve ser declarado para justificar eventual aumento do patrimônio, pois todos os bens informados devem ser compatíveis com a renda declarada.

Caso você não tenha informado esses valores em anos anteriores, saiba que é possível retificar declarações dos últimos cinco anos. Para isto, você precisa fazer o download do programa da declaração do ano que deseja retificar e corrigir os dados necessários.

Benefício de dependente entra na conta

Para as declarações feitas em conjunto ou nos casos em que o titular da declaração informa seus dependentes, o valor de eventual benefício previdenciário recebido por eles deve ser informado no campo apropriado. Na Ficha de "Rendimentos Isentos e Não-tributáveis", basta selecionar a opção "dependentes" e informar o valor do respectivo auxílio recebido.

Veja também:

Tire suas dúvidas sobre IR 2019 no UOL Economia
Baixe o programa para declarar e entregar o IR 2019
Receita Federal e faculdades ajudam a fazer declaração de graça
O que é melhor: declaração completa ou simplificada?
Quem pode ser dependente e como isso reduz seu imposto?
Como pagar menos imposto ou receber mais restituição?

IR 2019: Posso deduzir do imposto os gastos com remédios?

UOL Notícias

Mais Dúvidas do IR 2019