Topo

Imposto de renda

Dúvidas do IR 2019


IR 2019: Parcelei tratamento de saúde; devo declarar o valor total?

2019-04-03T15:57:17

03/04/2019 15h57

IR 2019: Posso deduzir do imposto os gastos com remédios?

UOL Notícias

Os elevados custos com saúde levam muitas pessoas a optar pelo parcelamento de gastos com despesas médicas. Declarar estes pagamentos no Imposto de Renda 2019 é relativamente simples, porém muitas dúvidas surgem quando as parcelas são divididas em diferentes anos. Saiba como declarar.

Declare no IR 2019 apenas o total pago em 2018

Se você parcelou no cartão um tratamento de saúde, por exemplo, em dez prestações, e o primeiro pagamento caiu em setembro do ano passado, você deverá declarar os valores efetivamente pagos entre setembro e dezembro, pois a declaração do Imposto de Renda 2019 é sobre o ano-calendário de 2018. Os valores pagos em 2019 serão declarados apenas no ano que vem, no IR 2020.

No formulário da declaração, abra a ficha "Pagamentos Efetuados" e escolha o tipo de despesa correspondente ao serviço médico realizado.

Informe nome e CPF ou CNPJ do prestador do serviço. No campo "valor", informe o que efetivamente pagou pelo tratamento em 2018. No campo "parcela não dedutível/valor reembolsado", informe o valor eventualmente reembolsado pelo plano de saúde no ano passado.

Malha fina: atenção aos valores declarados

Todas as despesas devem ser comprovadas por meio de documento legal, como recibos, notas fiscais e contrato de prestação de serviço. E são os valores constantes nestes documentos que devem ser informados na declaração.

A clínica ou consultório médico também deverá declarar à Receita os pagamentos que recebeu de você, informando o seu CPF. Portanto, se os valores informados por ambas as partes forem diferentes, há um grande risco de a sua declaração ficar retida na malha fina.

Pelo regulamento do Imposto de Renda, todas as despesas com saúde podem ser deduzidas integralmente, sem limite de valor, da base de cálculo do tributo. A regra vale tanto para os gastos do titular como de seus dependentes ou alimentandos (quem recebe pensão alimentícia).

Veja também:

Tire suas dúvidas sobre IR 2019 no UOL Economia
Baixe o programa para declarar e entregar o IR 2019
Receita Federal e faculdades ajudam a fazer declaração de graça
O que é melhor: declaração completa ou simplificada?
Quem pode ser dependente e como isso reduz seu imposto?
Como pagar menos imposto ou receber mais restituição?

Mais Dúvidas do IR 2019