IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Imposto de Renda 2013: download dos programas para declarar e transmitir

Do UOL, em São Paulo

01/03/2013 21h07

O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2013 (ano-base 2012) sem multa vai de 1º de março a 30 de abril.

Há diferentes versões dos programas conforme o sistema operacional de seu computador (Windows, Mac, Linux). Para fazer a declaração pela internet, é preciso baixar dois programas: o que gera a declaração e permite preenchê-la (IRPF 2013) e o que faz a transmissão (Receitanet). Faça o download dos dois programas abaixo, de acordo com o sistema operacional. Os programas também estão disponíveis no site da Receita Federal.

RECEITA ORIENTA COMO INSTALAR OS PROGRAMAS

A Receita publicou orientações sobre como usar os programas de acordo com o sistema operacional.

A máquina virtual java (JVM), versão 1.6 ou superior , deve estar instalada, pois programa desenvolvido em Java não pode ser executado sem a JVM. A máquina virtual está no site do Java.

Segundo a Receita, para instalar no Mac, é necessário abrir o arquivo compactado (tar.gz) e executar o IRPF2013macOS-Xv1.0.app.

Em Linux, para instalar, é necessário adicionar permissão de execução, por meio do comando "chmod +x IRPF2013Linuxv1.0.bin" ou conforme o Gerenciador de Janelas utilizado.

No caso do Solaris, a Receita disponibiliza o arquivo JAR do instalador do IRPF2013. Para utilizá-lo, execute "java-jar IRPF2013v1.0.jar" na linha de comando.

Na opção multiplaforma, é dispensado instalador, diferentemente das demais opções que são os arquivos executáveis do instalador. Destina-se aos usuários ou administradores de sistemas que necessitam exercer maior controle sobre a instalação.

 

Para usar essa opção, a Receita orienta a descompactar os arquivos no local desejado e utilizar as instruções do arquivo Execute.txt.