IR 2014 terá declaração previamente preenchida, mas só para alguns
A Receita Federal vai oferecer declarações de Imposto de Renda 2014 previamente preenchidas neste ano, mas apenas para alguns contribuintes. As regras para declarar o IR foram divulgadas nesta sexta-feira (21) pela Receita.
Só poderão contar com o benefício os contribuintes que possuem certificação digital, ferramenta informatizada que custa, pelo menos, R$ 100 por pessoa.
O prazo de envio da declaração começa no dia 6 de março e vai até 30 de abril. O contribuinte terá, assim, menos dias para prestar contas ao Fisco, uma vez que, nos anos anteriores, o prazo começava no dia 1º.
O download do programa de declaração estará disponível a partir da próxima quarta-feira (26)o. Os aplicativos para declaração em tablets e smartphones serão liberados só no dia 6 de março, como começa a entrega do IR.
O contribuinte poderá usar a declaração pré-preenchida desde que tenha apresentado a Declaração de Ajuste Anual referente ao exercício de 2013, ano-calendário de 2012.
Outra condição é que, no momento da importação do arquivo, as fontes pagadoras tenham enviado para a Receita a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf) referente ao exercício de 2014, ano-calendário de 2013.
Assim, quando o contribuinte abrir o arquivo, os dados enviados pelas fontes pagadoras já terão sido preenchidos automaticamente pela Receita.
Se nem todas as fontes pagadoras tiverem enviado seus dados para a Receita no momento em que o contribuinte quiser transmitir sua declaração, ele poderá digitar os dados que faltarem manualmente.
Para obter a certificação digital, o contribuinte precisa procurar uma empresa credenciada à Receita Federal (confira lista aqui).
As regras não se aplicam a quem usar tablets e smartphones para preencher a declaração.
Poucos terão acesso ao benefício, diz Receita
Como a declaração pré-preenchida só poderá ser usada por quem tiver certificado digital, o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, disse, em entrevista coletiva, que o método ainda não estará acessível à maioria dos contribuintes.
Ele afirmou que, por enquanto, a certificação digital é a única tecnologia disponível que concede segurança para a administração tributária.
Barreto disse que, se surgirem novas tecnologias que permitam outro método de certificação dos usuários, a Receita pode estudar adaptações e melhorias para os próximos anos.
Segundo dados da Receita, dos 27 milhões de contribuintes, cerca de 1 milhão tinham certificado digital no ano passado. Para Barreto, a tendência é que esse número seja ampliado neste ano.
Quem estiver nessa situação terá direito de acessar um arquivo para ser importado para a Declaração de Ajuste Anual. O arquivo deverá ser obtido no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) no site da Receita Federal.
O documento conterá algumas informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais.
Será possível obter tanto a declaração simplificada como a completa preenchida previamente.
Envie sua dúvida sobre Imposto de Renda.
(Com Agência Brasil)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.