IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Saiba como declarar o IR 2014 se você mudou de emprego no ano passado

Do UOL, em São Paulo

13/03/2014 06h00

O contribuinte que mudou de emprego durante o ano de 2013, deve informar os dois rendimentos em sua declaração de Imposto de Renda.

O próprio programa fará a soma dos valores informados.

Tenha em mãos o informe de rendimentos dos dois empregadores. Esse documento consolida as informações financeiras ocorridas entre a fonte pagadora e o beneficiário, durante o ano-calendário 2013, e será o seu principal aliado para garantir o preenchimento correto do formulário.

A data-limite para as empresas disponibilizarem o informe foi 28 de fevereiro. Caso ainda não tenha recebido o seu, entre em contato com os responsáveis.

O preenchimento é simples, já que o informe fornecido pelas empresas segue o padrão dos campos que você deverá utilizar na sua declaração.

Importação de dados é uma novidade da declaração

Neste ano, a Receita Federal criou a possibilidade de as fontes pagadoras entregarem aos seus empregados o comprovante eletrônico de rendimentos, com as mesmas informações contidas no informe em papel.

Dessa forma, o contribuinte pode importar esse arquivo, que vai preencher automaticamente todos os campos da declaração com as informações da fonte pagadora.

Para isso, há dois caminhos:

  • No menu da Declaração de IR, clicar em “importações”. Com as teclas ctrl +shift + R, o contribuinte pode abrir o arquivo com o comprovante eletrônico e importar os dados
  • Na tela “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”, clicar em “importar arquivo da fonte pagadora”, abrindo o arquivo com o comprovante eletrônico e importando as informações

Funcionário que virou autônomo também deve informar dados

Se o contribuinte tinha um emprego e passou a ser autônomo, toda a renda das duas atividades deve ser informada no IR. Mesmo que tenha recebido um pagamento dentro do limite de isenção, deverá somá-lo à renda total do ano, e assim ajustar o cálculo do imposto real devido no ano.

Ou o contrário também pode acontecer. Vamos imaginar que, no primeiro emprego, sua renda estava dentro da faixa de isenção, porém ficou alguns meses desempregado e apenas nos dois últimos meses do ano passou a receber um salário dentro da faixa de rendimentos tributáveis do IR.

Ao somar todo o período, poderá notar que sua renda se manteve dentro do limite de isenção, muito em função dos meses que ficou sem trabalhar, de forma que aquele imposto retido do seu salário nos dois últimos meses do ano poderá voltar para você em forma de restituição.