IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Programas de declaração e entrega do IR 2016 são liberados na quinta-feira

Do UOL, em São Paulo

22/02/2016 06h00

Os programas de preenchimento e envio da declaração do Imposto de Renda de 2016 serão liberados pela Receita Federal nesta quinta-feira, dia 25, a partir das 8h.

Apesar da liberação, a declaração só poderá ser enviada a partir de 1º de março, a terça-feira seguinte. Até lá, o sistema da Receita não vai aceitar o envio do documento.

O prazo final de entrega da declaração de IR 2016 é 29 de abril, uma sexta-feira.

Celular e tablet

Esses programas que serão liberados na quinta são usados por quem faz a declaração pelo computador (destktop).

É possível, também, fazer a declaração por meio de celular ou tablet, usando um aplicativo gratuito que funciona nos sistemas Android e iOS.

A Receita Federal não informou a partir de que data esse aplicativo poderá ser baixado. Segundo o órgão, isso dependerá das lojas Google Play (Android) ou App Store (iOS).

Rascunho da declaração

Quem quiser se adiantar pode lançar mão, antes mesmo de quinta (25), do rascunho da declaração, que está disponível até 29 de fevereiro. Os dados preenchidos no rascunho poderão, depois, ser transportados para a declaração, segundo a Receita.

Durante o período de entrega da declaração, de 1º de março a 29 de abril, não será possível preencher o rascunho, mas será permitido transportar os dados já preenchidos.

A versão de rascunho para desktop pode ser baixada no site da Receita (link encurtado: http://zip.net/bgsT8g). Para tablets e smartphones, está disponível dentro no aplicativo IRPF, que já pode ser baixado nas lojas Google Play e App Store.

Mande sua pergunta pelo e-mail uoleconomiafinancas@uol.com.br
Veja as respostas na página de dúvidas do IR 2016