Bolsas

Câmbio

Contribuinte já pode preencher rascunho da declaração do IR do ano que vem

Wellton Máximo

Da Agência Brasil

  • iStock/FrankRamspott

O contribuinte que quiser adiantar o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física do ano que vem já pode reunir as informações a partir desta segunda-feira (2).

A Receita Federal disponibilizou o rascunho da declaração de 2017 na sua página na internet, no serviço Rascunho IRPF: http://zip.net/brp5QZ (link encurtado e seguro).

Os dados podem ser acessados de qualquer computador ou dispositivo móvel com o aplicativo App IRPF e ficam armazenados no sistema da Receita. Quando começar o prazo de entrega da declaração de 2017, o contribuinte pode importar as informações para o formulário.

Esse é o terceiro ano seguido que a Receita oferece o rascunho da declaração do IR. Em 2014, a ferramenta havia sido lançada em outubro. No ano passado, em julho. "Neste ano, o rascunho estará disponível no primeiro dia útil após o fim do prazo de entrega da declaração", disse o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid.

A Receita pretende, ainda, facilitar a recuperação de senha para o contribuinte que fizer o rascunho. Quem esquecer a senha poderá usar a ferramenta de pergunta-chave. Ao responder a questão, o contribuinte recebe a combinação para voltar a acessar os dados fiscais.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos