IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

IR 2020: Receita lança nova versão do programa, mas não precisa baixar

Colaboração para o UOL, de São Paulo

07/03/2020 04h00Atualizada em 01/04/2020 22h34

A Receita Federal já fez cinco atualizações no programa de preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2020 desde o lançamento do software, em 20 de fevereiro. As alterações técnicas têm como finalidade corrigir eventuais falhas encontradas e facilitar o download para alguns sistemas operacionais.

O contribuinte que já instalou o programa no computador não precisa baixá-lo novamente. A atualização é automática. Basta que o computador esteja conectado à internet.

Assim que você abrir o programa, aparecerá uma janela informando que uma nova versão está disponível. Basta clicar em "atualizar" e o programa faz a atualização sozinho. No final, será necessário fechar o programa e abri-lo novamente.

Se você ainda não instalou o programa de preenchimento da declaração do IR 2020, basta fazer o download por aqui, já com a versão mais atualizada para cada tipo de sistema operacional do computador.

Já enviou a declaração? Não precisa mandar de novo

Quem já enviou a declaração do IR 2020 para a Receita não precisa se preocupar. Não há necessidade de enviar a declaração novamente por causa da atualização do programa.

O prazo para entrega da declaração foi estendido em 60 dias devido à pandemia de coronavírus, até às 23h59 do dia 30 de junho. Quem não entregar no prazo terá de pagar multa de 1% sobre o imposto devido ao mês. O valor mínimo é de R$ 165,74 e o máximo é de 20% do imposto devido.

A expectativa da Receita Federal é que 32 milhões de contribuintes entreguem a declaração neste ano.

O que você precisa saber sobre IR 2020

Tire suas dúvidas com um especialista no grupo do UOL
Faça o download do programa para declarar
Quer pagar menos imposto? Veja lista do que pode descontar ou não
Já conferiu se você tem mesmo de declarar neste ano?
Prazo vai até 30 de junho, e multa pode ser bem maior do que parece
Leia respostas às principais dúvidas sobre a declaração

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

Caiu na malha fina? Veja orientações da Receita

UOL Notícias

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela preestabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2024.