Receita abre hoje consulta a restituições do IR que ficaram na malha fina
A Receita Federal abre nesta segunda-feira (23), às 10h, a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda - Pessoa Física (IRPF) do mês de novembro. Os mais de R$ 399 milhões em crédito para 198.967 contribuintes serão depositados em 30 de novembro.
Deste total, R$ 143,8 milhões se referem aos contribuintes que têm prioridade legal, sendo 3.559 idosos acima de 80 anos, 26.599 entre 60 e 79 anos, 2.924 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e 12.312 cuja maior fonte de renda é o magistério.
Foram contemplados ainda 153.573 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o último dia 12 de novembro.
Como consultar?
Para saber se teve a declaração liberada, o cidadão deve consultar a página oficial da Receita na internet. No Portal e-CAC, é possível acessar o serviço "Meu Imposto de Renda" e ver se há algum erro nos dados identificado pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a regularização, entregando uma declaração retificadora.
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IR e situação cadastral no CPF. No app, é possível consultar diretamente nas bases da Receita informações sobre liberação das restituições e o cadastro do contribuinte.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá pedi-la pela internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no Portal e-CAC, no serviço "Meu Imposto de Renda".
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). Também é possível fazer o agendamento do depósito no Portal BB.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.