IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

IRPF 2021: Receita Federal já recebeu quase 9 milhões de declarações

Cerca de 9 milhões de declarações já foram entregues à Receita Federal - Guilherme Dionízio/Estadão Conteúdo
Cerca de 9 milhões de declarações já foram entregues à Receita Federal Imagem: Guilherme Dionízio/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

29/03/2021 14h07

A Receita Federal recebeu, até a manhã de hoje, 8.992.283 declarações do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) de 2021, ano-base 2020. Desse número, 32.512 foram entregues com certificado digital. O prazo de entrega começou no dia 1º de março e termina em 30 de abril.

O sistema de recepção de declarações da Receita funciona 20 horas por dia e fica indisponível somente na madrugada, entre 1h e 5h. No site do órgão, há um conjunto de informações completas sobre como preencher corretamente o documento, além das regras sobre o que pode ser utilizado como deduções.

Por enquanto, não há nenhum indício de atraso e nem antecipação. Os declarantes estão seguindo o padrão que foi determinado nos últimos anos.

É importante que o contribuinte fique atento para o prazo de entrega. Quem deixar de enviar a declaração, estará sujeito ao pagamento de multa, que pode variar de R$ 165,74 a 20% do imposto devido, mais juros de mora.

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela preestabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2024.