IR 2021: Como declarar conta corrente ou poupança com mais de um titular?
Você possui uma conta conjunta com seu cônjuge ou companheiro? Muitos casais mantêm uma conta bancária em conjunto para facilitar a gestão financeira familiar.
Na hora de preencher a declaração do Imposto de Renda é comum surgirem dúvidas sobre como informar a conta, sobretudo quando o casal faz declarações em separado.
Essa situação pode acontecer também em outras relações, como entre pais e filhos, que decidem abrir uma conta conjunta para depósito da mesada, ou ainda entre amigos que moram juntos e compartilham despesas.
Cada um deve informar o valor que lhe pertence
Conta corrente ou poupança com saldo superior a R$ 140,00 em 31/12/2020 deve ser declarada na ficha de "Bens e Direitos". Abaixo desse valor não há obrigação de informar a conta.
Se a conta for conjunta, cada titular deve informar na respectiva declaração o saldo correspondente à sua parte nos campos de saldos em 31/12/2019 e 31/12/2020.
Se não for possível definir o valor de cada um, ou se não estiver claro quanto pertence a cada titular, então informe metade do saldo em cada declaração.
Além disso, é necessário informar no campo "discriminação" o nome e CPF do outro titular da conta.
Para casais que vivem em regime de união estável, deve ser observado o que ficou definido em contrato escrito. O documento irá nortear a forma ideal de informar a parte de cada um.
Não esqueça de pegar o informe de rendimentos no site do banco para facilitar o preenchimento da declaração.
Veja como preencher a declaração
Localize a ficha "Bens e direitos" no menu do lado esquerdo da tela do programa de preenchimento do IR 2021. Clique em "Novo".
Para informar conta corrente selecione o código "61 - Depósito bancário em conta corrente no País". Para declarar conta poupança use o código "41 - Caderneta de poupança".
Informe se a conta pertence ao titular da declaração ou a um dependente. Se for dos dois, selecione titular e depois informe o dependente na "Discriminação".
Preencha o campo "CNPJ" com o dado do banco. Depois selecione o nome do "banco" no campo mais abaixo, informe o número da "agência", "conta" e o dígito ou "DV".
No campo "Discriminação" informe o nome do outro titular da conta com o respectivo CPF.
Por fim, informe nos campos "situação em 31/12/2019" e "situação em 31/12/2020" os valores que correspondem à sua parte na conta. Se a conta foi aberta em 2020, coloque zero no campo "situação em 31/12/2019".
Clique em "OK" para concluir o preenchimento da ficha.
Repita o processo acima para todas as contas correntes ou poupanças mantidas em conjunto com outra pessoa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.