Imposto de Renda 2021: Descubra se há erros na declaração antes de enviar
O programa da declaração de Imposto de Renda 2021 possui uma ferramenta que verifica possíveis problemas no documento, como campos não preenchidos ou com algum tipo de inconsistência nas informações.
A ferramenta "Verificar Pendências" pode ser acessada na barra de menu do lado esquerdo da tela do programa, ou por meio do botão "F5" do teclado. Ela faz uma busca de possíveis erros na declaração e avisa o contribuinte quais fichas apresentam problemas.
A ferramenta pode ser utilizada a qualquer momento durante o preenchimento da declaração. Mas, é fundamental que o contribuinte faça a verificação antes do envio do documento para a Receita.
As inconsistências encontradas são classificadas em "erros" (triângulo vermelho) e "avisos" (triângulo amarelo).
Segundo a Receita Federal, "erros" são inconsistências graves, que impedem o envio da declaração, como a falta do número do CPF de algum dependente ou do CNPJ de alguma empresa declarada.
Se houver "erro", o programa emitirá uma mensagem, informando que não é possível entregar a declaração. Você terá que corrigir o problema para conseguir enviar o documento.
Já os "avisos" são inconsistências menos significativas, que não impedem o envio da declaração. Um exemplo é deixar de informar o título de eleitor na ficha de identificação do contribuinte.
Para corrigir os erros ou eliminar os avisos apontados pela ferramenta "verificar pendências", basta clicar em cima do texto que explica a inconsistência encontrada.
O programa irá abrir automaticamente uma janela com a ficha que precisa ser corrigida. Faça as alterações necessárias e dê "ok" antes de sair da ficha para salvá-las.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.