IR 2021: Vendeu parte das suas férias? Veja como declarar abono pecuniário
Você decidiu "vender" parte de suas férias para o seu empregador no ano passado? Esse período em que o funcionário abre mão de um terço das férias (normalmente são 10 dias) para trabalhar é conhecido como "abono pecuniário".
O rendimento obtido com o abono pecuniário é isento de Imposto de Renda, mas precisa ser informado em uma ficha específica da declaração. Veja nesta matéria como declará-lo.
Não confunda o abono pecuniário com o adicional de um terço do salário que é pago quando você tira férias. Esse adicional é tributável e deve ser somado ao salário na hora de informar os rendimentos na declaração.
Veja como informar o abono pecuniário na declaração
Localize a ficha de "rendimentos isentos e não tributáveis", no menu do lado esquerdo da tela do programa de preenchimento da declaração.
Em "Tipo de rendimento" selecione a opção "26 - outros". Informe se o pagamento foi feito a você (titular) ou a um dos seus dependentes.
Em seguida, preencha o CNPJ e o nome da empresa que fez o pagamento.
No campo "Descrição" informe que se trata de "abono pecuniário".
Informe o valor do abono pecuniário recebido, conforme consta no informe de rendimentos fornecido pela empresa. Se o valor não estiver especificado, peça para o RH da empresa corrigir o documento.
Clique em "OK" para concluir o preenchimento da ficha.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.