IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Restituição: Receita paga hoje 3º lote do IR 2022; veja se você recebe

Pagamento do 3º lote inclui contribuintes que entregaram declaração até dia 2 de maio - Guilherme Dionízio/Estadão Conteúdo
Pagamento do 3º lote inclui contribuintes que entregaram declaração até dia 2 de maio Imagem: Guilherme Dionízio/Estadão Conteúdo

Giuliana Saringer

Do UOL, em São Paulo

29/07/2022 04h00Atualizada em 29/07/2022 10h06

A Receita Federal paga nesta sexta-feira (29) o terceiro lote de restituições do Imposto de Renda 2022. Veja mais abaixo como saber se você foi incluído neste lote.

De acordo com o órgão do governo, o pagamento do terceiro lote da restituição do Imposto de Renda será feito para 5.242.668 contribuintes, no valor total de R$ 6,3 bilhões.

Desse total, R$ 285.789.146,12 referem-se aos contribuintes que têm prioridade legal, sendo 9.461 contribuintes idosos acima de 80 anos, 62.969 contribuintes entre 60 e 79 anos, 6.361 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 29.540 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

O lote também será pago para os contribuintes não prioritários que emitiram a declaração do Imposto de Renda até dia 2 de maio deste ano.

O valor da restituição do imposto de renda terá correção de 2,02% pela Selic, a taxa básica de juros. O dinheiro será creditado na conta informada pelo contribuinte no momento da declaração.

Consulta ao 3º lote da Restituição do Imposto de Renda: Como saber se vou receber?

Para saber se o seu pagamento será liberado neste lote, você deve acessar o site da Receita e informar o número do CPF (sem separadores de números, pontos ou traços) e a data de nascimento (digitando apenas os números, sem as barras).

A data de nascimento deve ser digitada com dois algarismos para o dia, dois para o mês e quatro para o ano.

Onde o dinheiro da restituição do Imposto de Renda será depositado?

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda.

O que fazer se o dinheiro da restituição do Imposto de Renda 2022 não cair na conta?

Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, dá para reagendar o crédito dos valores pelo portal BB ou pelos telefones da central de relacionamento do banco, pelos números 4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para demais localidades ou 0800-729-0088, telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva.

Calendário de pagamentos da restituição do Imposto de Renda

Os pagamentos variam de acordo com a data de entrega da declaração do Imposto de Renda. Quem entregou antes, recebe primeiro.

O primeiro lote foi pago em 31 de maio, destinado aos contribuintes que têm preferência no pagamento, como idosos, pessoas com deficiência e professores, e também os contribuintes que enviaram a declaração no início do prazo de entrega, em março.

O segundo foi pago em 30 de junho aos contribuintes que enviaram a declaração do Imposto de Renda até o dia 18 de março deste ano.

Veja as datas:

  • 1º lote: 31 de maio (já pago)
  • 2º lote: 30 de junho (já pago)
  • 3º lote: 29 de julho (pago hoje)
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Uma dúvida comum de quem tem direito à restituição é saber exatamente quando ela será paga. Infelizmente, a Receita Federal não divulga essa informação com antecedência. Você precisa verificar na consulta de cada lote se sua restituição foi incluída.

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela preestabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2024.