IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Restituição do Imposto de Renda: Onde é melhor investir o dinheiro?

O que você vai fazer com restituição do Imposto de Renda? Veja onde e como usar o dinheiro - iStock
O que você vai fazer com restituição do Imposto de Renda? Veja onde e como usar o dinheiro Imagem: iStock

Fernando Barbosa

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/07/2022 04h00

Qual a melhor forma de investir o dinheiro recebido na restituição do Imposto de Renda? A decisão neste ano apresenta aspectos particulares. A inflação em alta (o IPCA está em 11,89% no acumulado em 12 meses até junho), o aumento das dívidas e as condições econômicas críticas exigem dos consumidores maior racionalidade.

Confira a seguir a opinião de especialistas consultados pelo UOL a respeito de como utilizar a restituição do Imposto de Renda.

Considere diferentes realidades

Para o head de Análise da plataforma dividendos.me, Guilherme Gentile, a decisão sobre como usar os recursos deve respeitar o momento de vida do investidor. "Se ele tiver alguma dívida onerosa que o impeça de poupar dinheiro e investir, o mais interessante seria quitar e se livrar dos juros do banco", afirma.

Depois, caso a pessoa esteja dando os primeiros passos como investidor, Gentile diz que o mais indicado é criar uma reserva de emergência. Se estiver com as contas em dia e sem pendências que comprometam o orçamento de forma significativa, vale pensar em como investir o dinheiro.

Com a inflação nas alturas, o endividamento de muitas pessoas bateu nível recorde, e o dinheiro da restituição deve ser pensado nesses casos. As taxas cobradas pelas instituições financeiras na concessão de crédito sempre são os principais vilões em qualquer orçamento.
Sidney Lima, analista da Top Gain

Como criar uma reserva de emergência?

A reserva de emergência é considerada um primeiro passo na organização financeira de quem não possui dívidas. Essa estratégia consiste em guardar um montante de dinheiro suficiente para cobrir as despesas daquela pessoa ou família por um período que varia entre seis a 12 meses.

A orientação é procurar opções de investimentos com liquidez, ou seja, em que há a disponibilidade imediata do dinheiro, como títulos públicos e privados de renda fixa.

"É interessante que esse dinheiro seja colocado em algum investimento que, por mais que tenha rentabilidade menor, possua liquidez diária. Afinal, nunca se sabe quando haverá uma emergência", afirma Lima.

Qual a melhor opção?

A taxa básica de juros, a Selic, está em 13,25%, o que faz da renda fixa uma alternativa bastante atraente.

Lima diz que o investidor deve analisar qual a melhor opção no cardápio da renda fixa, como títulos pré ou pós-fixados. E entende que, no contexto atual, vale investir na modalidade prefixada. Assim, se a inflação diminuir, a rentabilidade do investimento não sofrerá alteração.

Além da renda fixa, Guilherme Gentile diz que outra opção são os fundos imobiliários, que pagam bons dividendos. Entretanto, é preciso estar atento ao risco de desvalorização das cotas, pois já se trata de renda variável, e não mais renda fixa.

Para Gentile, o investimento na Bolsa de Valores também deve ser considerado. Assim, vale buscar ações defensivas —aquelas que tendem a sofrer menos ou ter maior tranquilidade em momentos de muito sobe e desce no mercado. Essas empresas fazem parte do segmento de utilities, como as companhias elétricas ou de saneamento.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.