IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Restituição: Receita paga último lote do IR 2022; veja se você recebe

O valor da restituição do imposto de renda terá correção de 4,22% pela Selic - Marcello Casal JrAgência Brasil
O valor da restituição do imposto de renda terá correção de 4,22% pela Selic Imagem: Marcello Casal JrAgência Brasil

Do UOL, em São Paulo

30/09/2022 04h00

A Receita Federal vai pagar nesta sexta-feira (30) o quinto e último lote de restituições do Imposto de Renda 2022 — veja mais abaixo como saber se você foi incluído neste lote.

Se você não está em nenhum lote, é provável que tenha caído na malha fina por alguma inconsistência na declaração (saiba o que fazer nesse caso).

O quinto lote será pago para 1.220.501 contribuintes, no valor de RS 1,9 bilhão.

Desse total, R$ 221.130.324,62 referem-se aos contribuintes que têm prioridade legal — são 5.201 idosos acima de 80 anos, 36.492 entre 60 e 79 anos, 4.247 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 15.378 cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Também vão receber 1.159.183 contribuintes não prioritários. Com o pagamento deste lote, a Receita diz que conclui os pagamentos de todas as restituições deste ano que não apresentaram inconsistências.

O valor da restituição do imposto de renda terá correção de 4,22% pela Selic, a taxa básica de juros.

Como saber se vou receber?

Para saber se o seu pagamento será liberado neste lote, você deve acessar o site da Receita e informar o número do CPF (sem separadores de números, pontos ou traços) e a data de nascimento (digitando apenas os números, sem as barras).

A data de nascimento deve ser digitada com dois algarismos para o dia, dois para o mês e quatro para o ano.

Onde o dinheiro da restituição do Imposto de Renda será depositado?

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda.

O que fazer se o dinheiro da restituição do Imposto de Renda 2022 não cair na conta?

Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, dá para reagendar o crédito dos valores pelo portal BB ou pelos telefones da central de relacionamento do banco, pelos números 4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para demais localidades ou 0800-729-0088, telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva.

O que fazer se eu cair na malha fina?

Para saber se caiu na malha fina, acesse o e-CAC (Centro de Atendimento Virtual), selecione a opção "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)" e na aba "processamento", escolha o item "pendências de malha".

A Receita diz que lá é possível ver se você caiu na malha fina e qual o motivo para sua declaração ter sido retida.

Caso a declaração tenha apenas erro no preenchimento ou porque você deixou de informar alguma coisa, basta enviar uma declaração retificadora.

Como fazer a retificação?

Se você já enviou a declaração do Imposto de Renda 2022, mas percebeu que cometeu algum erro no preenchimento, ou deixou de informar dados, pode corrigir o problema com uma declaração retificadora.

As correções podem ser feitas no mesmo programa da declaração original.

Também é possível fazer a correção pela internet, no site da Receita, mas neste caso há limitações. Nem todas as fichas da declaração podem ser corrigidas on-line. Veja aqui o passo-a-passo para fazer a retificação.

Calendário de pagamentos da restituição do Imposto de Renda

Os pagamentos variam de acordo com a data de entrega da declaração do Imposto de Renda. Quem entregou antes, recebe primeiro.

O primeiro lote foi pago em 31 de maio, destinado aos contribuintes que têm preferência no pagamento, como idosos, pessoas com deficiência e professores, e também os contribuintes que enviaram a declaração no início do prazo de entrega, em março.

O segundo foi pago em 30 de junho aos contribuintes que enviaram a declaração do Imposto de Renda até o dia 18 de março deste ano. O terceiro lote foi pago em 29 de julho e incluiu os contribuintes que enviaram a declaração até 2 de maio deste ano.

O quarto lote foi pago em 31 de agosto e incluiu os contribuintes que enviaram a declaração até 29 de maio.

Veja as datas:

  • 1º lote: 31 de maio (já pago)
  • 2º lote: 30 de junho (já pago)
  • 3º lote: 29 de julho (já pago)
  • 4º lote: 31 de agosto (já pago)
  • 5º lote: 30 de setembro

Uma dúvida comum de quem tem direito à restituição é saber exatamente quando ela será paga. Infelizmente, a Receita Federal não divulga essa informação com antecedência. Você precisa verificar na consulta de cada lote se sua restituição foi incluída.

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela preestabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2024.