IR 2023: Empresas têm até amanhã para entregar informe de rendimento
Os informes de rendimentos para a declaração do Imposto de Renda 2023 devem ser entregues até terça-feira (28). Empresas, bancos e corretoras de valores são obrigados a enviarem o documento aos seus funcionários e clientes.
No documento do empregador, deve constar os valores de todos os salários do ano, além do 13º salário e outros rendimentos, como participação nos lucros.
Os bancos e corretoras terão que disponibilizar o documento referente aos rendimentos de aplicações financeiras de seus clientes do ano anterior.
Aposentados e pensionistas do INSS também precisam do informe de rendimentos. Os documentos podem ser consultados pela internet no site ou aplicativo do Meu INSS (disponível para Android e iOS).
O prazo para a entrega das declarações do IR será de 15 de março a 31 de maio. Veja aqui as novidades deste ano.
O que são informes de rendimentos?
São documentos utilizados para fazer a declaração do Imposto de Renda. Os dados do informe de rendimentos servem para que a Receita Federal cruze informações e verifique se há divergências.
No documento que é fornecido pelas empresas a seus empregados, consta os valores recebidos pelo contribuinte no ano, quanto ele pagou de imposto na fonte e quanto contribuiu ao INSS. Também pode incluir os gastos com plano de saúde coletivo e aportes no plano de previdência da empresa.
No informe de rendimentos emitido pelos bancos e corretoras, há dados sobre conta corrente, poupança, aposentadoria privada ou qualquer tipo de investimento feito pelo contribuinte.
Vou receber o informe de rendimentos em casa?
As empresas e instituições financeiras não precisam, necessariamente, enviar o informe de rendimentos pelos Correios.
Os documentos podem ser enviados por e-mail ou disponibilizados para consulta pela internet ou aplicativo.
O que fazer se não receber o informe de rendimentos
Caso não receba o documento por nenhum meio até o começo de março, entre em contato com o RH da empresa ou com o banco que deixou de emitir o documento.
Se, ainda assim, o informe de rendimentos não for entregue, o problema deve ser comunicado à Receita Federal.
O empregador ou a instituição financeira que não fornecer os comprovantes dentro do prazo estarão sujeitos a pagamento de multa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.