IPCA
0,42 Mar.2024
Topo

IR 2023: Empresas têm até amanhã para entregar informe de rendimento

O prazo para a entrega das declarações do IR2023 será de 15 de março a 31 de maio. - Agência Brasil - Novas regras Imposto de Renda 2023
O prazo para a entrega das declarações do IR2023 será de 15 de março a 31 de maio. Imagem: Agência Brasil - Novas regras Imposto de Renda 2023

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/02/2023 04h00

Os informes de rendimentos para a declaração do Imposto de Renda 2023 devem ser entregues até terça-feira (28). Empresas, bancos e corretoras de valores são obrigados a enviarem o documento aos seus funcionários e clientes.

No documento do empregador, deve constar os valores de todos os salários do ano, além do 13º salário e outros rendimentos, como participação nos lucros.

Os bancos e corretoras terão que disponibilizar o documento referente aos rendimentos de aplicações financeiras de seus clientes do ano anterior.

Aposentados e pensionistas do INSS também precisam do informe de rendimentos. Os documentos podem ser consultados pela internet no site ou aplicativo do Meu INSS (disponível para Android e iOS).

O prazo para a entrega das declarações do IR será de 15 de março a 31 de maio. Veja aqui as novidades deste ano.

O que são informes de rendimentos?

São documentos utilizados para fazer a declaração do Imposto de Renda. Os dados do informe de rendimentos servem para que a Receita Federal cruze informações e verifique se há divergências.

No documento que é fornecido pelas empresas a seus empregados, consta os valores recebidos pelo contribuinte no ano, quanto ele pagou de imposto na fonte e quanto contribuiu ao INSS. Também pode incluir os gastos com plano de saúde coletivo e aportes no plano de previdência da empresa.

No informe de rendimentos emitido pelos bancos e corretoras, há dados sobre conta corrente, poupança, aposentadoria privada ou qualquer tipo de investimento feito pelo contribuinte.

Vou receber o informe de rendimentos em casa?

As empresas e instituições financeiras não precisam, necessariamente, enviar o informe de rendimentos pelos Correios.

Os documentos podem ser enviados por e-mail ou disponibilizados para consulta pela internet ou aplicativo.

O que fazer se não receber o informe de rendimentos

Caso não receba o documento por nenhum meio até o começo de março, entre em contato com o RH da empresa ou com o banco que deixou de emitir o documento.

Se, ainda assim, o informe de rendimentos não for entregue, o problema deve ser comunicado à Receita Federal.

O empregador ou a instituição financeira que não fornecer os comprovantes dentro do prazo estarão sujeitos a pagamento de multa.

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela pré-estabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2023.